Apesar de toda contribuição da tecnologia para melhorar a relação que o aluno tem com os estudos, um conjunto de habilidades básicas continua a ser essencial para o aprendizado acontecer. Listamos 3 habilidades que são fundamentais para o cérebro conseguir aprender o conteúdo formal da escola, mas que são cada vez menos exercitadas e desenvolvidas no dia a dia da família.

1. Paciência: A paciência que seu filho desenvolve dentro de casa o tornará um aluno mais atento na escola, um amigo que respeita as diferenças e um ser humano capaz de se dar o tempo necessário para refletir sobre o que vê, ouve e lê! Além disso, a criança que desenvolve a habilidade da paciência consegue entender que não há soluções para os problemas reais do dia a dia que sejam alcançadas com um clique, como acontece no mundo digital. Para ensinar seu filho a exercitar a paciência você precisa ser o modelo, dentro de casa e no convívio social. Além disso, é preciso envolver seu filho em atividades que beneficiam a todos da família, como ajudar a fazer as compras no supermercado, passar na farmácia ou na lavanderia no caminho de volta para casa .  

 

2. Persistência: No processo de aprendizagem formal não há uma tecla que possa ser pressionada para que tudo seja automaticamente configurado ao gosto e desejo do aluno. A menos que os pais ensinem a criança a lidar com essa realidade, a relação com a aprendizagem será sempre negativa, prejudicando o resultado ao longo da vida do aluno.Uma dica simples para que seu filho desenvolva essa habilidade é incluir na rotina, desde muito cedo, quebra-cabeças e jogos de tabuleiro. Tenha momentos em casa em que todos os eletrônicos estejam desligados e monte com ele os brinquedos. Algumas vezes, termine primeiro. Brinque de jogo da memória. Vença algumas vezes, deixe que ele ganhe outras. A capacidade de enfrentar os desafios da aprendizagem será fortalecida!

3. Foco e concentração: A capacidade de foco e concentração é desenvolvida quando a criança brinca com uma coisa de cada vez  ou quando ouve a fala dos pais, sem interferência de outros aparelhos ligados simultaneamente. Pesquisas comprovam que alguns desenhos animados literalmente roubam a capacidade de foco de uma criança. Fazer diversas atividades simultaneamente também acarreta dificuldade em focar no momento do aprendizado formal. O caminho para a escola ou passeio é um exemplo de momento em que a capacidade de concentração pode ser aprendida e praticada. Que tal conversar com seu filho sobre o que vocês veem ao redor, sobre as condições do tempo, pessoas, carros, cor dos prédios? Além de relaxar de toda a correria e estresse, você ajudará seu filho a ampliar a capacidade de foco e concentração e os benefícios ficarão por toda a vida!

                     

3 habilidades do “mundo analógico” que seu filho precisa para aprender

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *