f2f2cd_e2a088c2bc984984b56c54d2b44d2991
E, como prometido, nossa sugestão de lista com 5 dicas que poderão ajudar – e muito – para que seu filho de fato aprenda e assimile a matéria no momento em que estiver estudando para as provas. Lembrando que essa lista não deve ser imposta a ele, mas sim usada para completar a lista que você deve pedir para ele fazer, como falamos no post anterior.
Primeiramente,  o que não fazer:
  • Grifar ou destacar com marca texto a matéria que estiver estudando – o efeito é praticamente nulo em termos de revisão ou aprendizagem de qualquer conteúdo ao estudar desta forma.
  • Ler o texto do livro, caderno ou apostila – embora muitos estudantes sintam um grande alívio depois de passarem algum tempo relendo a matéria estudada, o efeito em termos de assimilação do conteúdo lido é mínimo. Ao invés de ler, o estudante pode aproveitar melhor escrevendo a matéria. Primeiro escreve o que lembra. Compara o texto escrito com o material dos livros ou apostilas. Completa com trechos importantes que tenham sido deixados de fora da primeira vez. E para um efeito ainda melhor, refazer atividades, exercícios e testes da matéria que está estudando.
E agora o que fazer:
  • Refazer exercícios, atividades e provas anteriores;
  • Tentar contar para si mesmo o que estudou ou o que lembra da aula assistida;
  • Escrever o conteúdo – em forma de tópicos ou criando perguntas para serem respondidas sobre o conteúdo.
E para que a semana de prova corra tranquila, como mais uma simples etapa da vida escolar, sugerimos alguns posts sobre como adaptar a rotina em casa para um efeito duradouro de bom relacionamento com os estudos.

5 dicas para a hora que seu filho estiver estudando para as provas

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *