Vamos aproveitar melhor o tempo que temos com a família e viver de forma mais leve. Ninguém merece carregar tanta culpa em relação à educação dos filhos!

1.Seu filho pode –  e deve – ajudar em casa

Chega de pensar que você tem que fazer tudo sozinha. Você sabia que construir com seus filhos o hábito de ajudar nos afazeres da casa impacta em um melhor desempenho na escola? Sim! Estudos sobre o cérebro mostram que ao desenvolver atividades da rotina doméstica, como lavar a louça, arrumar a cama, colocar a mesa, o cérebro se alimenta de um tipo de conhecimento que é essencial para o aprendizado.

2. Qualidade é mais importante que quantidade

Não precisa sentir culpa por não ser a mãe ou o pai que consegue fazer cookies integrais, brincar, fazer trabalho voluntário e ensinar mandarim para as crianças. Melhorar a qualidade do tempo que você passa com seu filho é mais eficaz do que sofrer para tentar aumentar a quantidade. Aproveite melhor o tempo do dia a dia, durante a rotina da família: ida e volta da escola, momento das compras no supermercado e outras atividades que podem ser feitas em família. E atenção: o excesso de uso de tecnologia (celular, tablet, tv) é sim um devorador de tempo precioso em que pais e filhos poderiam aproveitar juntos. Ou seja: desconectem-se de vez em quando e ganhem preciosos momentos juntos!

3.O cérebro do seu filho é igual ao seu.

Não se sinta inferior ou menos capaz por pensar que seu filho é da nova geração multitarefa.

A novidade é: cérebro multitarefa no momento do aprendizado não passa de um mito. O cérebro realmente só consegue focar em uma coisa de cada vez para aprender! Então, assim como seu filho tem saberes preciosos para ensinar sobre os últimos lançamentos tecnológicos, você também tem uma habilidade fundamental que ele precisa aprender: como se desconectar para se concentrar e assumir que é capaz de aprender somente quando o foco está totalmente voltado ao objeto de aprendizagem.

4.Nada de desculpas de que sua genética é ruim.

Você sabia que as características que tanto consideramos essenciais para o sucesso não aparecem como mágica, não dependem de sorte ou de uma genética melhor?

Toda criança ou adolescente é capaz de aprender e desenvolver novas competências. O papel dos pais ou responsáveis é demonstrar que acreditam na capacidade de aprendizagem do filho. Então vamos lá: injeção de auto estima e sentimento de que “somos capazes” nessa família toda!

5. Você não está sozinho – o Socorro chegou!

Você já viveu aqueles dias em que teve que entrar em uma batalha para que a tarefa de casa fosse bem feita,dormiu pouco, chegou no trabalho e descobriu massinha de modelar no teclado do computador e ao voltar para casa ouviu um refrão de “foi ele quem começou”? Parece que tudo despenca sobre você e fica a sensação de estar perdido, com aquela vontade de sumir no mundo!

Nós estamos aqui para ajudar, ouvir e responder suas dúvidas com muito carinho, fundamentação teórica e apoio para recomeçar sem culpa.

5 dicas para aliviar a culpa dos pais modernos

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *