A hora da tarefa ou lição de casa envolve muito mais do que ter entendido o que a professora ensinou na sala de aula. A hora da tarefa envolve também disciplina, responsabilidade, concentração e motivação. Essas competências são melhor desenvolvidas quando os pais estão envolvidos. Se você conseguir ajudar com o desafio desse desenvolvimento, não precisará se preocupar com o conteúdo da tarefa. Seu filho saberá o que fazer e como agir quando não conseguir fazer uma atividade da lição de casa. 

Preparamos 8 dicas para esse momento, que normalmente é o maior causador de estresse dentro das famílias:

1. Determine, junto com seu filho, um lugar e um horário fixo para ele fazer a tarefa todos os dias. A rotina é essencial para criar o hábito e tem papel fundamental na concentração. Vale mais a regra de sempre fazer a tarefa no mesmo horário do que qualquer regra que você leia por aí sobre o horário em si. Se para seu filho o melhor é fazer a tarefa de manhã, ok! Se ele prefere de tarde, sem problemas também! O que conta é a rotina de sempre manter o mesmo horário.

2.Televisão, celular e computador desligados. Esses aparelhos tumultuam a memória de curto prazo. É importante que ela esteja com espaço disponível para que o aprendizado ocorra.

3. No caso de tarefas que exijam pesquisa na internet, ela deve ser feita no começo e depois o computador deve ser desligado até que seu filho acabe todas as outras atividades. Para que ele entenda, faça uma analogia com um livro que ele usa para pesquisar um assunto. Terminada a pesquisa, aquele livro é fechado e guardado. O mesmo deve ocorrer com o computador: ele é um recurso que tem papel específico durante a tarefa.

4. Ajude seu filho a se organizar tanto no espaço físico quanto no tempo. Uma mesa desorganizada gera ansiedade e atrapalha a concentração. Se no começo você reservar um tempo para ajudá-lo, logo vira uma rotina e ele aprende a se organizar sozinho.

5.Ajude-o a começar sempre pela tarefa mais difícil ou pela matéria que gosta menos. Quando chegar no final e já estiver mais cansado,  restará o prazer em  fazer a tarefa mais fácil ou da matéria que ele mais gosta.

6. Dê o exemplo: separe alguma atividade que você precise fazer que também exija concentração. Pode ser ler um livro, uma revista ou trabalho a terminar. Faça enquanto seu filho estiver fazendo a tarefa. 

7.Elogie SEMPRE! Nada de frases do tipo “ele não faz mais que a obrigação”. Por mais que você acredite nela, aproveite o momento do estudo para ajudar seu filho a melhorar a auto estima:  mostre que você acredita que ele é capaz e que se orgulha dele.

8. Ensine seu filho a fazer pausas de tempos em tempos. Os intervalos são importantes para oxigenar o cérebro e para permitir um melhor rendimento. Um timer/cronômetro pode ser um bom aliado para ajudar seu filho a controlar estas pausas. A dica de ouro é: a cada 30 minutos concentrado na tarefa, 5 minutos de intervalo com algum movimento. 

Acredite, o tempo que vocês dedicarem para estabelecer uma nova rotina será totalmente recompensado com paz dentro de casa e desempenho escolar em nível sempre sonhado! E que venha um ótimo segundo semestre para todos!! 

Volta às aulas com 8 dicas para a hora da tarefa

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *