Será que esse comportamento é normal para a idade ou uma demonstração de que seu filho precisa de ajuda?

Birra, choro para não compartilhar o brinquedo, recusa em se desconectar, discussões na hora de cumprir combinados ou brigas para fazer a lição de casa são comportamentos que fazem parte do dia a dia em muitas casas. A forma como os responsáveis lidam com comportamentos negativos ou inadequados tem muito mais impacto na vida de seus filhos do que se pode imaginar.

A abordagem dos pais será determinante para o desenvolvimento das ferramentas que essa criança ou adolescente terá para enfrentar seus próprios desafios. Além das consequências para auto estima, segurança e auto confiança, a consistência dos pais na educação de seus filhos é refletida na relação que a criança ou adolescente tem com os estudos.

Ao acompanhar um aluno em sala de aula é possível identificar como diversos aspectos da vivência em família se refletem na relação com os colegas e com  o processo de aprendizagem. E o inverso também é verdadeiro: ao observar como uma criança reage à frustração e à estipulação de limite é possível antecipar que tipo de dificuldades ou vantagens ela terá como aluna. Porém, para os pais, que estão no olho do furacão da vida moderna, tentando equilibrar tantos pratos ao mesmo tempo, nem sempre é possível identificar que comportamentos são “da idade” ou o que precisa ser ajustado, para o bem do filho. Ou que atitudes são simples pedido de socorro, de limite, de tempo sem pressa, de um olhar de amor, daqueles capazes de enxergar lá no fundo da alma de um filho.

Que tal começar a semana investindo na comunicação com seu filho através do olhar? Se isso não for suficiente, acompanhe os próximos posts por aqui com dicas sobre comportamentos que são pedidos de socorro, disfarçados de rebeldia, seja em casa ou na escola!

            

 

Até que ponto a birra é “normal” para a idade dos filhos?

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *