Em grande parte das vezes que mencionamos a importância de ler para seu filho temos o foco no desenvolvimento do gosto pela leitura e, mais tarde, como consequência, a habilidade para escrever melhor.

Recentemente, porém, ficou comprovado que há mais benefícios e que estão relacionados ao desenvolvimento de habilidades de convívio social e de autoconhecimento. Resultado: adultos mais felizes.
Crianças que ouvem contos de fadas e adolescentes que leem ficção desenvolvem melhor a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreender sentimentos que podem estar afetando pessoas ao seu redor.
Para que crianças desenvolvam essa capacidade a partir da leitura, os contos de fadas possuem características altamente favoráveis. As situações apresentam sempre tramas que envolvem tomadas de decisão e as consequências de tais decisões surgem pouco depois. Além disso, as personagens principais passam sempre por grandes desafios e este é o momento em que devemos parar a leitura e deixar que nossos filhos nos digam o que acham que aquela personagem está sentindo.
 Ao conversar sobre os sentimentos, aflições, tristezas e alegrias que se encontram durante as histórias, nossos filhos estão exercitando a capacidade de compreender o outro. Essa habilidade será fundamental para que eles se relacionem melhor na escola e nos círculos de amizade, aprendendo inclusive a respeitar as diferenças e enfrentar melhor situações de bullying.
Como as histórias envolvem muitos sentimentos fortes de emoção, as memórias criadas ficarão para sempre como um arsenal ao qual nossos filhos poderão recorrer nos diferentes desafios que enfrentarão durante suas vidas.
Contos de fada e a empatia

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *