A forma como os pais elogiam os filhos na faixa etária de 1 a 4 anos tem um impacto enorme no desempenho escolar futuro.

Na correria do dia a dia, a tendência é olhar rapidamente o resultado do que a criança fez e elogiar o produto final. Mesmo durante as refeições ou na montagem de um brinquedo, raramente os pais estão concentrados somente no passo a passo que a criança seguiu para atingir o resultado final. E no processo está exatamente o ponto mais valioso a ser incentivado.

Tirar alguns minutos para curtir esses momentos traz enormes benefícios para a vida escolar da criança no futuro. Mais que isso, acaba sendo a oportunidade de ensinar pelo exemplo: ter o pai concentrado em observar o filho brincando é a melhor maneira para aprender a focar. O ganho é também do responsável, que sente o tamanho do desafio que é deixar de lado qualquer distração e se concentrar em apenas uma atividade, mesmo que por espaço curto de tempo.

Incentivar a nova tentativa, participar ativamente do momento e demonstrar o quanto esses momentos são valiosos fazem toda a diferença no desenvolvimento de uma criança segura e capaz de lidar com os desafios que enfrentará ao longo de sua vida como aluno mais tarde.

Crianças que recebem elogio pelo processo e não pelo resultado apresentam melhores resultados na escola entre a primeira e a quarta série do ensino fundamental. Quando os pais demonstram admiração pela dedicação que o filho colocou na resolução de problemas e conclusão de atividades do dia a dia, a criança assimila que é capaz de vencer os desafios que a aprendizagem apresenta a cada etapa. A consequência é um ótimo relacionamento com os estudos e bom desempenho escolar. Que tal trocar o “ficou lindo seu desenho” por “estou orgulhosa do seu esforço!”?

                    

Que tipo de elogio colabora para um bom desempenho escolar

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *