Você já parou para pensar na diferença enorme que existe em relação ao número de objetos que temos em casa nos dias atuais se comparado com nossos avós?

Nem precisa ir tão longe no passado. Pense na cozinha de sua casa quando você era criança. Ou na sala, no seu quarto também.

Os lares possuem hoje uma quantidade muito maior de utensílios. As crianças têm mais roupas, calçados e brinquedos do que nós possuíamos. Seja qual for a classe social a que você pertence, você tem mais do que seus antepassados possuíam dentro de casa.

Nosso cérebro está sobrecarregado com a quantidade enorme de informações às quais temos acesso o tempo todo.  Esquecer compromissos e perder objetos de uso pessoal são mais comuns do que eram no passado, exatamente pela dificuldade que é para nossa mente lidar com tanto estímulo simultaneamente.

Um ambiente organizado agiliza a tomada de decisão, ajuda na concentração e acaba por deixar nossa memória operacional com mais espaço livre.

Como nossos filhos nasceram e crescem no meio dessa avalanche que é a vida moderna, isso se reflete cada vez mais na relação que eles desenvolvem com os estudos. A falta de paciência e baixíssima capacidade de concentração podem ser amenizadas com uma nova organização dentro de casa.

Uma quantidade menor objetos que não são utilizados à vista ajuda a manter o cérebro focado e pronto para se concentrar. Roupas e material escolar organizados geram menos necessidade  de gasto de energia e deixam a capacidade da memória operacional livre para ser usada nos estudos.

Tudo isso explicado para convencer você, responsável, de que vale a pena aproveitar alguns momentos das férias para colocar seu filho para arrumar os armários, os brinquedos, os pertences pessoais!

As férias de inverno podem ser uma excelente oportunidade para tirar o que não se usa mais, doar agasalhos e outros bens para ajudar famílias necessitadas, transferir para primos mais novos aquilo que já não faz mais sentido para seu filho na idade atual.

Combine um dia para cada cômodo da casa e, ao final das férias, todos se beneficiarão de um lar com espaços mais livres e organizados . Além disso, outras habilidades serão desenvolvidas e o reflexo virá em um segundo semestre mais produtivo nos estudos!

             

Férias produtivas, final de ano sem estresse na escola!

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *