Primeiro, estabeleça um rotina: Qual o melhor horário para fazer a tarefa?

O melhor é fazer a tarefa sempre no mesmo horário. A rotina é um fator muito importante para obter sucesso nos estudos e na tarefa. O que queremos dizer com sucesso? Sucesso é tarefa concluída sem sofrimento, sem brigas, sem discussão e que a criança realmente aprenda nesse momento. Algumas crianças gostam de fazer o dever logo depois da escola, assim sobra mais tempo livre para brincar depois. Outras precisam gastar energia, correr, brincar quando saem da escola e só depois conseguem focar nos estudos novamente. O importante é você ajudar seu filho a descobrir qual o melhor horário para ele fazer a tarefa e, depois de descoberto, fazer disso uma rotina, mantendo sempre o mesmo horário.

Durante a tarefa, sugerimos o uso de um cronômetro. Temos uma opção de timer na nossa lojinha aqui. E com ele você pode fazer duas atividades e ver qual tem melhor efeito para tornar o momento da tarefa em casa menos cansativo:

1. Proponha o desafio do relógio. Olhe as primeiras atividades do dever de casa e calcule quanto tempo você acha que ele precisa para concluí-las. Pode perguntar para ele também: “quanto tempo você acha que precisa para acabar até o exercício 5?” Adicione alguns minutinhos ao tempo que você acha que será necessário e coloque no cronômetro. Se ele conseguir acabar as atividades, bem feitas, antes do relógio despertar, ele ganha! Se ele não conseguir, pode continuar tentando.

Essa proposta insere uma dose extra de desafio para a hora do dever de casa ficar menos cansativa e mais envolvente. O cérebro precisa de um pouquinho de estresse, que na medida certa, funciona como um incentivo para ele concluir focado o dever que trouxe para casa. 

2. Coloque 15 minutos no cronômetro e explique ao seu filho que ele precisa se concentrar no dever até o alarme soar. Quando despertar, coloque 5 minutos, que será o tempo de pausa para ir ao banheiro, beber água e fazer o que quiser, desde que saia da cadeira e se movimente. Quando despertar, seu filho deve voltar para o dever de casa e você marca mais 15 minutos e assim por diante. Quando seu filho faz pausas e se movimenta, o cérebro recebe mais oxigênio e mais nutrientes, o que o torna mais predisposto ao estudo. 

Que tal começar hoje mesmo a estabelecer a rotina de horário e pausas para a hora da tarefa?

No vídeo abaixo você encontra mais 2 dicas para a hora da tarefa dos filhos 

 

O fim do estresse dentro de casa na hora da tarefa

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *