Despertar na criança a curiosidade em relação a novos personagens, estilos de vida, tramas e aventuras é um excelente gancho para atrair a atenção para os livros!

Em geral, as crianças já gostam de super-heróis e princesas, mas acabam ficando limitadas aos mesmos personagens e às histórias disponíveis em forma de desenho animado. É preciso aproveitar essa tendência e ampliar as opções e repertório, para criar, aos poucos, a consciência de que deve haver descobertas interessantes ainda a serem exploradas.
Quanto mais novo for seu filho, maior a chance de conseguir colocar a leitura como excelente alternativa para explorar novos personagens e cenários – a criança aprende o prazer da leitura sendo ouvinte e interagindo com a história e os personagens.
Para crianças que já falam e pedem o desenho em alguma das telinhas – tv, celular ou computador – temos uma dica especial. Um meio para fazer a transição da telinha para o livro. Uma oportunidade para despertar a família toda para experiências culturais ricas e diferenciadas… o que seria esse recurso tão poderoso, porém pouco explorado? O teatro!
Leve seu filho ao teatro! Deixe que ele descubra um mundo de fantasia enquanto desenvolve habilidades cada vez mais raras, embora essenciais para o convívio em sociedade, para o aprendizado formal e para um bom desempenho escolar:
  • Capacidade de foco e concentração: assim como na vida real, não há botão de pausa, nem de retorno à cena que passou!
  • Paciência: enquanto aguardam a entrada no teatro e o início da peça;
  • Respeito ao próximo: enquanto encontram o lugar marcado, abrem espaço para que os vizinhos de cadeira passem pelo corredor ou evitam barulho para que todos possam ouvir;
  • Reconhecimento: através dos aplausos ao final da peça.
Além disso, uma peça bem montada pode enriquecer a memória de recursos que podem ajudar no aprendizado de diversos conteúdos na escola!
Estamos em busca de sugestões para vocês. A primeira delas é a peça Piratas do Caramba”, montada e encenada pela Trupe Banana’s. Assistimos e adoramos. Diversão garantida para toda a família! Nesse link aqui você consegue assistir um trechinho da peça e  aqui ver as datas e locais das próximas peças. 
Para seu filho gostar de ler…

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *