Você sabia que estresse e desentendimentos na rotina da família impactam no rendimento do seu filho na escola? Aproveite os últimos dias do ano para fazer junto com seu filho uma lista de atitudes que cada membro da família pode ter para tornar o ambiente mais tranquilo.
Durante uma refeição, converse com todos e deixe que pensem até a próxima refeição sobre o que podem fazer para melhorar os pontos que geram estresse e desentendimentos em casa. 
No caso de filhos acima de 10 anos, vocês podem combinar que cada um escreve uma meta para si próprio e uma sugestão para cada membro da família de algo que poderia melhorar. Para crianças menores, basta uma meta de algo que ela se propõe a fazer.
O desafio aqui consiste em conseguir que todos venham com afirmações, com proposta do que vão começar a fazer. A tendência, mesmo dos adultos é focar no que gostariam de eliminar,  o que gera frases com foco no aspecto negativo, do tipo: “não falar palavrão” ou “não gritar”. 
Nesse caso, a mudança para um relacionamento melhor dificilmente acontece dentro da família, pois fica em aberto o ponto que é essencial: o que você vai de fato fazer para que a vida de todos seja melhor?
Caso alguém venha com uma meta de foco no “não”, basta pedir que transforme em uma afirmação, que no caso dos exemplos acima, ficariam então assim: “vou usar palavras que sejam agressivas” ou “vou falar baixo”.
Pegue um pedaço de papel e passe para que cada um escreva sua meta, com a própria letra. Decorem juntos com moldura ou adesivos e cole em um lugar da casa a que todos tenham acesso frequente e constante, por exemplo, na porta da geladeira.
Se você tem filhos pequenos, ainda não completamente alfabetizados, deixe que eles escrevam da forma que conseguirem na folha.  Você escreve em algum lugar o que ele disser que está ali, para que possa lembrar ao longo do ano qual era a “promessa de ano novo” que ele fez.
Pronto, todos vocês têm uma promessa de ano novo escrita em família, e poderão recorrer a ela para manter dias de paz e união dentro de casa!
Promessas de ano novo em família

Posts Relacionados:

Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *