A escola dos filhos é o ajuste que mais dói nos pais no momento de aperto financeiro. Vamos tentar ajudar você a deixar de lado esse enorme sentimento de culpa que não deveria existir.

Nossos filhos têm maior capacidade de adaptação do que nós enxergamos. Imagine que a troca de escola ocorresse por outro motivo – mudança de cidade, por exemplo. Você tentaria focar nos aspectos positivos: oportunidade para fazer novos amigos, conhecer outros professores e até descobrir talentos que ele mesmo nem conhecia. Não deixe que o estresse desse período difícil seja transferido para situações que por si só não são negativas. A postura dos pais e do aluno faz mais diferença na aprendizagem do que a escola isoladamente.

Ser um pai/mãe presente e poder oferecer a melhor escola para os filhos raramente são fatores simultâneos. Em geral, os pais se matam de trabalhar para pagar a escola mais cara e acabam por não ter tempo para atividades que têm altíssimo impacto na relação com os estudos.

Junto com a mudança de escola, faça ajustes nos hábitos da família. Troque a visita frequente a Shoppings Centers por passeios em parques. Ao invés da nova versão do celular no Natal, planeje uma viagem a um local próximo que vocês ainda não visitaram juntos. Corte despesas com lavanderia e serviços domésticos que podem ser divididos entre pais e filhos. Passem a visitar bibliotecas e a fazer momentos de leitura em família. Troque a academia badalada por caminhada ou pedalada com seu filho no final do dia. Sua participação na hora da tarefa e uma rotina doméstica que favorece o desenvolvimento de habilidades como  persistência, autonomia  senso de responsabilidade, resiliência e flexibilidade serão o suficiente para anular qualquer perda que ele poderia ter em consequência da mudança necessária de escola!

Leia também:

              

Quando o valor da mensalidade escolar fica pesado demais para o orçamento familiar

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *