A relação que você terá com seu filho durante a adolescência e na vida adulta depende do que você constrói durante a infância. Embora os pais lamentem tanto a falta de tempo, o que realmente conta é como você aproveita as oportunidades que tem de interação em família. Dar atenção exclusiva, deixando de lado seu trabalho, celular, afazeres domésticos é sempre um presente que todo filho adora ganhar. Mas não se iluda. Se você não fizer isso quando tiver uma criança em casa, não adianta chorar porque o adolescente quer sempre ficar sozinho e não fala com você.  Da mesma forma, não adianta cobrar o que você não ensinar pelo exemplo.

Troque a reclamação pela falta de atenção por um convite para um passeio, uma brincadeira ou mesmo para ouvir seu filho explicar para você como jogar o game favorito dele. Arrume tempo para conhecer o mundo do seu filho e vocês construirão juntos um mundo só de vocês. Um mundo seguro, para o qual seu filho saberá que pode correr sempre que precisar de energia e força para enfrentar os obstáculos e desafios da vida. A construção desse abrigo requer tempo, dedicação, paciência e parceria entre você e seu filho. Esse espaço de amor e proteção só poderá ser reconhecido como de vocês dois se for construído a quatro mãos, duas cabeças, dois corações. E sem pressa. Uma amizade entre pai e filho/filha é construída ao longo de uma vida. Muitas vezes os tijolinhos desse abrigo virtual serão palavras, olhares, abraços, um simples carinho.

Outros tijolinhos serão formados pelos limites, os “nãos” firmes e consistentes dados na hora certa. O cimento que os une e dá firmeza é uma mistura da coerência entre sua falas e suas atitudes, o exemplo que você der e o amor, o amor incondicional. E isso explica o porquê levamos anos e anos para construir o espaço de confiança e companheirismo entre pais e filhos e segundos para destruir tudo isso. Se um dia faltar a verdade ou o amor, sem a massa que garante a estabilidade da construção, não há mais o local de encontro para os momentos em que você, pai, já idoso, carente de colo e atenção, possa descansar no abraço de um filho. Com um pouco de sorte, seu filho não o deixará sem abrigo. Mas o ponto de vocês, construído por vocês, cuidado nos detalhes por vocês e que traria o sentimento de lar, esse não existirá. O tempo e o amor que você negar hoje, farão muita falta para você mesmo no futuro. Então, será tarde demais para lamentar suas escolhas.

#contruindolaços #amordemãe #amoremfamília #família #tempoparaosfilhos #filhos #maternidade

                    

Que relação você está construindo com seu filho?

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *