Participamos com frequência de congressos, mesas redondas, reuniões com pessoas muito, muito preocupadas nos caminhos para oferecer uma educação melhor para nossos alunos.

Conversamos com pais desesperados porque seus filhos não se interessam pela leitura, escrevem mal, não se envolvem com os estudos.

Quebramos a cabeça pensando em alternativas e caminhos para melhorar essa situação de total descaso com os estudos e nenhum envolvimento com escrita e literatura.

Eis que ali, logo ali, em Pernambuco, encontramos uma inspiração. Geralmente é assim, mas nunca aprendemos: as respostas para questões complexas podem estar mais próximas do que você imagina. E podem também ser mais simples do que se pensava.

Pais e professores queridos deste nosso país que precisa tanto de mentes preparadas para assumir grandes desafios, vocês conhecem nossos poetas cordelistas? Já ouviram poemas junto com seus filhos e alunos?

Não faz mal se ainda não o fizeram. Basta que comecem. E de preferência hoje mesmo.

Há uma riqueza enorme de temas. É um estilo de fácil compreensão. Os assuntos atuais estão ali retratados de forma divertidas, às vezes emocionante, muitas vezes comoventes.

Uma dica para começar bem: ouçam e leiam, junto com seus filhos e alunos, o poeta Ismael Gaião, poeta declamador, cordelista e contador de causos pernambucano.

A inspiração é tanta que se torna difícil imaginar algum tema que não possa ser discutido a partir de seus poemas. Começando pelo lindo sotaque, o vocabulário, os desafios de quem vive no sertão brasileiro, questões culturais e políticas, a vida em família, a mudança de hábitos na vida moderna, enfim, uma excelente maneira de falar e despertar o interesse pela vida, pela literatura, pela riqueza e diversidade cultural de nosso país.

Você pode começar por aqui:

E depois, basta procurar por ele no Google e se deliciar com seus poemas. Vai ficar o gosto de “quero mais”, que eu resolvi deixando os CDs no carro e tornando as idas e vindas, os momentos de trânsito parado um pequeno prazer para mim e para quem me acompanha!!!

Receita para gostar de ler… e ter vontade de escrever: literatura de Cordel!

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *