O estado emocional tem um alto impacto na aprendizagem. Sentar para estudar depois de brigas ou de estresse só traz resultados negativos para a relação com os estudos. Eis um dos papéis fundamentais da família: ajudar para que o filho sente para estudar, ler ou fazer a tarefa com sensações boas, emoções positivas. Para conseguir isso, porém, é preciso quebrar uma série de pressupostos que já estão arraigados na cultura de toda a família. Por exemplo, a ideia de que estudar é chato ou de que cabe somente à escola fazer com que o aluno se interesse pelos estudos. Muito mais do que saber qualquer conteúdo ou a matéria que seu filho tem que estudar, você pode ajudar criando uma atmosfera positiva nos momentos que antecedem a hora da tarefa.

Ouvir música é uma ótima maneira de criar um clima positivo. Mesmo que seu filho esteja brincando ou fazendo alguma outra atividade, coloque para tocar músicas que ele gosta. Deixe que o ritmo da música invada a casa e entre no clima também, deixando-se levar pelas boas sensações que a música pode trazer para nosso corpo e mente. Além da música, outras dicas são conversar sobre lembranças boas ou planos para o final de semana, férias, aniversário. Ver fotos, desenhar e pintar também são ótimas maneiras para relaxar e entrar em estado positivo. Fazer alguma atividade junto com seu filho, demonstrando admiração e gratidão pela ajuda é uma outra excelente maneira de anteceder o momento da tarefa. Deixe para depois qualquer assunto mais tenso que precisa ser conversado. E lembre-se que o clima entre todos os membros da família é contagiante. E não é que a hora da tarefa pode até ser o motivo para que toda a família fique atenta para ter sempre um clima mais leve e de paz dentro de casa? Não é só o processo de aprendizagem que vai melhorar, mas a vida em família, pode apostar!

              

Se tiver briga para fazer a tarefa, o resultado já ficou prejudicado!

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *