Você que tem filho na idade escolar, pare um pouquinho o que estiver fazendo e tente lembrar de quando você era criança ou adolescente. Mais que isso, pense nos momentos de tensão que enfrentou em semana de prova.

Agora tente se lembrar de como era o clima dentro de casa, na rotina da família.

Se você foi um dos felizardos a ter pais que se preocupavam em acompanhar seu desenvolvimento na escola, provavelmente vai se recordar de alguns momentos em que todos estavam atentos para que tudo corresse bem.

Volte agora para o presente e pense como está a rotina da sua família agora que o segundo semestre já está a todo vapor e que as semanas de prova passam a ter um peso enorme no resultado final do ano letivo.

Talvez seu filho também seja um felizardo e tenha os responsáveis acompanhando todo o processo. Mas há uma diferença que não podemos negar: o nível de estresse que se instala na rotina das famílias quando chega a época de provas escolares.

Com a rotina tão corrida e o acúmulo de atividades que pais e filhos assumem, o que era uma simples etapa da rotina escolar se tornou uma das causas de brigas, estresse e tensão na vida das famílias.

Recebemos mensagens de pais desesperados e mães em pânico. Encontramos casais que acabam por ter inclusive a relação abalada diante de discordâncias sobre como a semana de prova deve alterar a rotina dentro de casa.

A boa notícia nisso tudo é que saber que os pais ainda se preocupam em participar dos estudos dos filhos. E a má notícia é que toda essa pressão em torno de uma semana que deveria ser bem tranquila só prejudica. Prejudica as notas? Não, bem pior: gera nos estudantes uma relação ainda mais negativa com os estudos, afinal, não bastando a própria cobrança e receio em decepcionar, agora a família toda se vê em um clima pesado, com brigas e discussões desnecessárias.

Que tal considerar a semana de provas uma etapa que faz parte do processo de aprendizagem  e que tem como objetivo dar à família e ao aluno uma sinalização de que conteúdos precisam de mais atenção?

Mais fácil ouvir do que colocar em prática, sabemos disso. Para ajudar a família a sobreviver a esse período sem grandes tumultos e com bons resultados, gravamos um vídeo com três dicas para a semana de provas.

Você pode assistir, colocar em prática e ajudar seu filho a passar por esse período de forma mais tranquila, pois o estado emocional equilibrado de toda a família é um grande aliado para que a aprendizagem aconteça de forma mais tranquila!

 

Semana de provas na escola sem estresse dentro de casa – realidade ou ficção?

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *