Seu filho se esquece de tudo? Vai para a escola e esquece o material em casa, chega em casa e esqueceu o material na escola?

A cabeça das crianças e adolescentes realmente está cada vez mais “cheia” de informações. Vivemos em ambientes mais atribulados, dias mais corridos e espaços mais cheios de objetos e pertences do que viviam nossos pais ou avós. Todo esse acúmulo tem consequências para nossa capacidade de foco e concentração. O impacto aparece na relação com os estudos e aprendizagem. A boa notícia é que podemos ajudar nossos filhos a lidar com tudo isso de forma mais equilibrada.

 No caso específico do material escolar, além de caracterizar esquecimento, é também uma oportunidade de ajudar seu filho a desenvolver o senso de responsabilidade, já que ele deve ser o responsável pelo seu próprio material escolar.

A dica é: separar uma caixa (pode ser de plástico ou de papelão) e deixá-la perto da porta de saída da casa. Todo dia ao chegar da escola, ele deve colocar todo o material dentro da caixa. Depois que acabar a tarefa devolve o material escolar na caixa. No dia seguinte, a caixa deve ser a última parada antes de sair de casa para ir à escola. Ali ele seleciona todo o material que ele vai ter que levar naquele dia e confere se pegou tudo aquilo de que precisará naquele dia de aula.

A caixa ajuda para que seu filho aprenda a se organizar e a se responsabilizar pelo que é dele. O fato de estar próximo à porta de saída coloca o foco naquilo antes de sair. E saber que somente ele coloca e tira material da caixa, dá a consciência de que o responsável é ele e ninguém mais.

Aos poucos, você pode ir movendo a caixa para mais longe da porta, até chegar no quarto dele, onde o material deve ser guardado todos os dias e onde ele deve pegar o material antes de ir para a escola.

Que tal começar o ano ajudando seu filho a desenvolver senso de responsabilidade e de organização? Um idéia para envolvê-lo ainda mais na aplicação da ideia é personalizar com ele a caixa. Para filhos mais novos, vocês podem  fazer colagens ou desenho. Já os mais velhos podem escrever letras de músicas ou colar pôsteres de assuntos de interesse pessoal.

Lembre-se: você jamais, em hipótese alguma, guarda ou retira material da caixa!  

Seu filho se esquece de tudo?

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *