A BNCC determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. A partir desse documento, as redes de ensino e escolas vão elaborar o currículo e os professores os planos de aula para suas turmas.

Para entender melhor a importância da BNCC para a educação no Brasil, imagine que cada escola seja um restaurante que oferece as refeições que deveriam garantir o crescimento saudável e pleno de seu filho.

Nada mais justo do que ter uma definição por parte do governo de que ingredientes e nutrientes básicos para o desenvolvimento de cada aluno deve estar presente em cada refeição. E, garantido o mínimo para que a saúde e desenvolvimento físico e intelectual estejam presentes, cada “refeitório” pode e deve personalizar a comida de acordo com gostos e cultura local. É esse o objetivo da BNCC, só que ao invés do alimento para o corpo, seu foco é o alimento para o desenvolvimento cognitivo de cada aluno.

O que acontece hoje é que cada escola ou rede de ensino define que conteúdo ensinar em qual momento. Não há garantia de que todos os alunos estejam aprendendo o mínimo necessário para seu desenvolvimento em cada ano escolar. A partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular, o sistema educacional deve ficar mais justo para com os cidadãos brasileiros. Além disso, há um grande foco em desenvolver competências e não somente aprender ou decorar conteúdos. E aí entra seu papel, pai ou responsável: sua participação nesse processo é fundamental.

Acompanhe na escola do seu filho o processo de implantação da BNCC. Pergunte, participe, dê opinião. E aqui, no SOS Educação vamos postar uma série de dicas e sugestões de como você pode fazer em casa, na rotina da família, a diferença para que seu filho se desenvolva de forma plena e aproveite melhor o que a escola oferecer. As competências propostas pela BNCC somente serão plenamente desenvolvidas se a família fizer sua parte, dentro de casa, junto de seus filhos!

                  

Você sabe o que é a Base Nacional Comum Curricular – BNCC? Sabe como o processo de aprendizagem de seu filho será impactado por ela?

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *