A falta de respostas e a insegurança de não saber exatamente como os dias correrão gera um enorme estresse. E começamos a buscar respostas para as quais ainda não houve o tempo necessário de formulação.

Quando seu filho saiu da escola na sexta feira, os professores e diretores da escola também foram para casa achando que a vida seguiria normalmente na segunda. Eis que o comunicado veio e pegou todos no final de semana. Então a escola não tem as respostas simplesmente porque essa pergunta é nova no mundo todo: e agora? E se para os pais o problema é com quem deixar o filho, para a escola são tantas questões que a crise vai passar e algumas dúvidas ainda não terão sido respondidas. Como tornar essa fase menos estressante para todos? Pensando de forma coletiva!
O risco que seu filho corre, o professor também corre. Tirar só os alunos da escola não resolve. Precisamos que os professores e funcionários também se isolem. Isso significa que há um enorme desafio para planejar como prosseguir durante o período em que a escola permanecer fechada. Há questões trabalhistas, pedagógicas, pessoais e econômicas em jogo. Mas uma só saída: lembrarmos que não é hora de cobrar, mas de ser paciente e consciente. Se na sua cabeça já passou a ideia de que é simples, basta oferecer os conteúdos online, é hora de repensar. Não é o conteúdo o problema, mas o processo de ensino-aprendizagem. Adiar por tempo indeterminado o ensino-aprendizagem de um conteúdo não é o que pode gerar defasagem.
O desafio é manter os alunos no ritmo dos estudos, na frequência de contato com leitura, escrita, raciocínio lógico e preparados para seguir em frente. Pense como se fosse uma preparação para uma competição esportiva. Se um atleta para o treino por algumas semanas, o prejuízo não está no que ele deixou de fazer, mas na perda de ritmo e preparo que já tinha adquirido.
É esse o nosso desafio com os alunos. A boa notícia é que escola e família podem vencer juntos essa parte da missão nada impossível que nos veio no susto para as próximas semanas!
Para acessar gratuitamente o áudio “como falar com os filhos sobre assuntos abstratos e de difícil abordagem” CLIQUE AQUI
Como coordenar a rotina do seu filho se as aulas dele foram canceladas por causa do Coronavírus? Clique no play para conferir a Live que fizemos hoje com a Revista Pais&Filhos
Posts Relacionados:
A mudança de escola é um grande desafio para toda a família. Em algumas ocasiões, os pais precisam t...
Você imploraria ao seu filho para ir ao médico se ele argumentasse que não gosta da consulta m...
Um dia tranquilo em família começa na noite anterior, com os filhos indo para a cama em horário já ...