Pular para o conteúdo

SOS Educação

Um site com dicas práticas para melhorar a relação dos filhos e alunos com os estudos.

Menu

  • Home
  • Produtos, Cursos e Serviços
  • Na Mídia
  • Quem Somos
  • Contato

Erro na entrega do Oscar: a lição que fica

Quando falamos com pais, professores ou alunos, nossa primeira dica é sempre alguma mudança na rotina, seja da família, na sala de aula ou do aluno, para que a capacidade de foco e concentração possa ser recuperada ou adquirida.


Não importa o quanto tenhamos conseguido desenvolver tecnologias sofisticadas e que de fato facilitam muito nossa vida – a habilidade de foco e concentração precisa ser praticada para que seja desenvolvida.
Mais que isso – não há aprendizagem sem foco e concentração. Só podemos fazer diversas coisas simultaneamente quando estamos lidando com atividades que já foram assimiladas. E, ainda assim, alguma das ações será prejudicada em detrimento da outra, na qual estiver seu foco, ainda que você não tenha total consciência disso.

Tenho para mim a teoria de que sua maior força será sempre também seu ponto mais fraco. E assim vejo a tecnologia: os recursos e as possibilidades continuarão a revolucionar todos os aspectos de nossas vidas, não tenho dúvida e amo saber disso. Mas a tecnologia consome, rouba, devora nossa capacidade de foco e de concentração, a menos que tenhamos consciência disso e lutemos bravamente para não nos deixar levar.

O que todos os jornais mostram, no caso do Oscar, é o pedido de desculpas da empresa responsável pela entrega dos envelopes com o nome do vencedor.
Uma pessoa muito, muito qualificada, cuja tarefa naquela noite era guardar o envelope da última categoria anunciada e entregar o da próxima aos atores responsáveis por fazer o anúncio do ganhador. Ainda assim, conseguiu errar, apesar da simplicidade da tarefa.

Investigação terminada, nada mais que uma falha humana. E a causa, qual seria? Ainda estão trabalhando nisso, mas para nós a história já está esclarecida e pode ser uma ótima propaganda para mostrar que celular e direção de fato não combinam. Mais que isso, na hora da tarefa e dos estudos, é necessário ter momentos off-line para que o cérebro possa fazer a parte dele, sem concorrência pela energia e concentração necessários para que o aprendizado ocorra.

O que fazia o representante da consultoria responsável pela entrega do envelope com o nome do vencedor do Oscar?

Após entregar cada envelope ao artista que faria o anúncio do vencedor, o responsável pelo procedimento se ocupava, rapidinho, em tirar fotos e postar em suas redes sociais. Nas postagens ele incluía também os momentos de comemoração dos vencedores e o retorno à plateia. Simples assim, afinal ele já estava bem tranquilo e conhecia os procedimentos para a entrega dos envelopes. Postar nas redes sociais não iria atrapalhar em nada seu trabalho…. #sqn

Exatamente assim, só dar uma olhadinha na rede social ou responder uma mensagem de texto não vai atrapalhar a hora da tarefa ou dos estudos… #só que vai!!!!

Erro na entrega do Oscar: a lição que fica

Posts Relacionados:

Não se fazem mais músicas como antigamente…será?
Por que os filhos preferem ouvir músicas que parecem tão inferiores se comparadas ao gosto musical d...
Estudar para... passar de ano? Para ter um bom futuro?
Quando perguntamos às crianças por que elas têm que estudar, a maioria reproduz o que sempre ouve do...
As notas do meu filho estão péssimas. Ainda dá tempo de fazer alguma coisa?
A resposta para a pergunta começa com um alto e sonoro “sim”! E aí vão algumas razões pelas qua...
admin 02/03/201702/03/2017 Outras dúvidas 1.714 Comentários
  • ← 3 Dicas para aproveitar o carnaval e favorecer a aprendizagem do seu filho
  • Vídeo condena a escola, mas omite algo importante →

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

Quem Somos

SOS Gestor Escolar

SOS Gestor Escolar

Livro

Livro

@soseducacao

Palestras

Palestras

Educadoras do Canal da Charlotte

Educadoras do Canal da Charlotte

Instagram @soseducacao

Instagram has returned invalid data.

Seguir

Instagram @soseducacao

No feed. Create and publish a feed to display it.

Inscreva-se

Arquivo de Posts por Mês

Copyright © 2021 SOS Educação. Powered by WordPress. Tema: Spacious por ThemeGrill.