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Muitas vezes os pais ficam desesperados ou frustrados por não saberem como ajudar no conteúdo que o filho tem dúvida na hora da tarefa. Respire e alivie essa culpa. O papel do responsável na hora da tarefa não é o de professor. Seu filho precisa de você no momento do dever de casa assim como você participa nas competições esportivas. Você dá o estímulo, garante que ele participe das aulas, ajusta a rotina para que ele dê o melhor de si, dormindo o suficiente, tendo uma boa alimentação e participando ativamente das aulas. Você não treina no lugar dele ou junto com ele! Quem faz os exercícios, nada, joga, é ele mesmo. E quando tem dúvida, o professor é quem ajuda. Da mesma forma, na hora da tarefa, você é quem ajuda a garantir que ele esteja sempre em um espaço organizado para este momento. Tv e todos os outros equipamentos de tecnologia devem estar desligados. Assim como você incentiva e torce por ele no esporte, você faz na hora da lição de casa, mas quem faz as atividades é ele. Tem dúvida no conteúdo? Basta procurar na apostila, no livro, consultar um amigo ou deixar somente aquela atividade e pedir ajuda para a professora no dia seguinte. Quando você foca no conteúdo, falta espaço e tempo para fazer o papel que ninguém pode ter no seu lugar – o de responsável pelo filho e incentivador da dedicação e aprendizagem ao longo da vida!

Junto com seu filho, defina qual o melhor horário para fazer o dever de casa. Analise a rotina da família e o horário das atividades extras para estabelecer qual o momento em que todos os dias seu filho está em casa. Definido o horário, combine que será fixo em todos os dias da semana. Os benefícios serão enormes, tanto na assimilação do conteúdo da tarefa quanto no clima de tranquilidade e paz, que é essencial para a aprendizagem. Assim como nosso estômago se acostuma com o horário em que estamos habituados a almoçar, o cérebro também assimila o hábito de se concentrar para os estudos ou dever de casa quando o aluno faz isso todos os dias no mesmo horário. Combinado o horário da tarefa, desde o começo evite ficar chamando seu filho quando já estiver no horário combinado. Ao invés disso, poucos minutos antes, pergunte se não está na hora que combinaram. Isso será somente um alerta para que ele fique atento e possa sozinho muito em breve assumir a responsabilidade até mesmo de sentar para estudar no horário combinado. Os resultados virão em forma de clima mais tranquilo dentro de casa e no desempenho na escola.

Tudo o que você precisa é de um cronômetro – que pode ser um timer de cozinha mesmo. Explique para seu filho que na hora da tarefa ele vai colocar 30 minutos no cronômetro e nesse tempo ficar totalmente concentrado em fazer as atividades. Quando soar o cronômetro, ele coloca 5 minutos de tempo e nesse intervalo tem que se levantar e fazer o que quiser, desde que envolva movimento. Pode ir beber água, ir ao banheiro ou até conferir mensagens no celular, no caso de filho mais velhos – desde que faça isso caminhando. Os resultados positivos aparecem rapidamente. O estresse diminui porque sabendo que terá um intervalo, fica mais fácil focar por algum tempo. Além disso, o intervalo com movimento ajuda para que o cérebro seja reabastecido com oxigênio, o que gera energia suficiente para mais trinta minutos de concentração total. O benefício vem nos momentos mais calmos dentro de casa e na aprendizagem! Na lojinha do nosso site temos à disposição um timer especial para os estudos 🙂


O dever de casa tem um papel muito importante no aprendizado. Retomar o conteúdo que foi apresentado durante a aula é a forma de sinalizar para o cérebro que aquilo deve ser armazenado e organizado na memória nas próximas noites de sono. Isso explica o porquê seu filho é capaz de reproduzir a propaganda da TV, mas não guarda aquele conteúdo simples que teve na escola no dia anterior. Ele vê a mesma propaganda diversas vezes. O cérebro entende que aquilo deve ser armazenado. A dica é retomar a matéria estudada na escola todos os dias, mesmo que não tenha tarefa para entregar. Quando os pais demonstram ter pena do filho porque ele tem tarefa, além de não assumir a responsabilidade pelo aprendizado, os conteúdos vistos em sala de aula serão eliminados durante as próximas noites de sono, ao invés de armazenados.

Um dos motivos que geram a resistência na hora de fazer o tema para casa é a sensação que os alunos têm de que estão perdendo tempo de fazer algo divertido. Por outro lado, nada é mais gratificante para um filho do que ter a atenção total do pais, ainda que por um período curto de tempo. Quando você combina com seu filho de fazer junto com ele algo divertido depois que a tarefa estiver toda pronta e feita com capricho, em pouco tempo a predisposição para se concentrar muda. Ao invés da sensação de perda de tempo, o cérebro passa a relacionar o momento da tarefa com o sentimento de prazer e alegria que ficam registrados ao fazer algo divertido com você, pai ou mãe. Lembre-se de que presentes que podem ser comprados não fazem o efeito desejado. É a sensação deixada por momentos que envolvem carinho e prazer que gera uma nova relação com o momento da tarefa. Em pouco tempo a tarefa passa a ser uma atividade que seu filho faz com tranquilidade, mesmo quando não estiver esperando que você faça algo com ele na sequência.



O grupo de Pais no WhatsApp se transformou em um dos principais geradores de conflito na relação entre pais de uma mesma turma e também na relação da família com a escola.  Na ânsia de proteger a criança, os pais acabam aproveitando o grupo para falar sobre questões que os próprios filhos deveriam resolver.

Fisicamente os pais já não se reúnem tanto na porta da escola como faziam tempos atrás. Por outro lado, não há mais limite de dia, hora ou local onde possam falar sobre seus filhos e questões relacionadas à vida escolar. Entre os benefícios da vida moderna, ganhamos o dom da onipresença.

A mais nova febre entre pais de alunos de todas as idades é formar o Grupo de Pais da Turma dos Filhos no WhatsApp. Conforme a ideia foi se transformando em “febre”, perdeu-se também a mão em relação ao que pode ou deve ser discutido ou compartilhado nesses grupos. Rapidamente o grupo de pais no Whatsapp se transformou em um dos principais geradores de conflito na relação entre pais e uma mesma turma, e, também, na relação da família com a escola.

É possível aproveitar esse recurso para o bem geral da nação – alunos e pais podem ganhar se utilizarem os grupos do whatsApp da escola da melhor forma. Três dicas para manter o foco nos benefícios que a tecnologia trouxe para a interação entre os pais: O grupo não é um tribunal. Os pais não são advogados dos filhos  na ânsia de proteger a criança, os pais acabam aproveitando o grupo para falar sobre questões que os próprios  filhos deveriam resolver na escola.

Assim, contratempos que fazem parte da convivência escolar acabam por se transformar em enormes tempestades. E a escola, muitas vezes, acaba sendo cobrada quando o assunto já virou briga envolvendo famílias que deveriam dar aos _ lhos o exemplo de relações sociais saudáveis. Além disso, saber qual a tarefa do dia, que matéria vai cair na prova é responsabilidade do _ lho, não dos pais. A escola não é um condomínio. Ouvimos com frequência reclamações dos pais sobre como assuntos que deveriam ser privados acabam se tornando públicos.

A escola é acionada depois que um contratempo já se transformou em um enorme problema. O papel da escola é maior do que atender gostos pessoais ou mudar regras de acordo com a necessidade de cada família. Assuntos pessoais devem ser resolvidos com a coordenação da escola e não em discussões no grupo de WhatsApp.

Esteja presente – sair do grupo ou se recusar a participar não é a melhor opção. Estar presente, ainda que virtualmente, em um ambiente onde se pode conversar com outros pais que vivem dilemas muito parecidos com os seus pode ajudar muito no dia a dia. Além disso, está comprovado que as relações sociais impactam diretamente a capacidade de aprendizagem do aluno. Que tal usar o WhatsApp para marcar encontros divertidos entre famílias que têm tanto em comum?


A melhor maneira de ajudar seu filho a ter um semestre mais tranquilo nos estudos é conseguir que ele planeje o que deseja para os próximos meses de aula. A dica é ter um tempo com seu filho hoje e pedir que ele faça uma tabela contendo cinco colunas. Na primeira, ele lista as matérias da escola. As outras colunas serão identificadas como 1o, 2o, 3o e 4o bimestre ou com os períodos em que a escola divide o ano letivo. Primeiro seu filho preenche os dois primeiros bimestres com a média que teve em cada matéria, usando caneta. E para os períodos que virão, ele usa um lápis para escrever as notas que propõe como meta. A única regra é que ele não pode ter notas abaixo da média como meta. Caso seu filho tenha sido alfabetizado há pouco tempo, ajude no preenchimento. Mas deixe que ele estabeleça as metas.

Depois do tempo que combinaram, seu filho apresenta para vocês o plano que fez. Vocês precisam ajudar para que a meta seja factível. Se ele teve nota 7,0 e 7,5 em determinada matéria, colocar 10 como meta para o próximo período é criar uma pressão desnecessária. Ajude seu filho a entender que subir alguns pontos já é o suficiente. A próxima missão é listar pelo menos três coisas que ele vai fazer para atingir as metas que se propôs a alcançar. E tem que ser por escrito. Por exemplo, dormir mais cedo, fazer a tarefa com atenção, estudar com antecedência. Assim que terminar, ele apresenta para vocês o plano de ação. Ajude nos ajustes necessários para que também seja factível e diga o quanto tem orgulho do trabalho que ele acabou de concluir. Definam juntos um lugar onde essa folha possa ficar visível ao longo do semestre. Façam algo divertido juntos em seguida. E preparem-se para um semestre mais tranquilo, com seu filho pronto a assumir uma responsabilidade que ele mesmo se colocou! Gravamos o vídeo abaixo para você compartilhar com seu filho essa estratégia de estabelecer metas para o segundo semestre, é só clicar no play:



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