Sim, estamos às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio. Milhares de jovens sentem a pressão da reta final e já começam a demonstrar diversos sinais de estresse, o que pode prejudicar o desempenho mesmo no caso de quem se dedicou muito à preparação para o exame.
Com o foco todo voltado aos estudantes, muitas vezes os pais se veem ansiosos também, sofrendo a pressão de acompanhar o filho, mas sem saber exatamente como ajudar.
É comum ler notícias de pais que fazem o trajeto até o local da prova durante a semana, na tentativa de evitar atraso. Outros já nem dormem há algumas semanas, pensando em como o resultado do exame pode mudar o futuro desse adolescente.
Em todos os casos, porém, é bem complicado de evitar que a ansiedade dos pais acabe se somando à pressão que o próprio aluno se impõem. E assim, muitos jovens que estão preparados para tirar uma boa nota acabam por ter o resultado prejudicado simplesmente pelo receio de decepcionar a família.
Existe um nível adequado de estresse que acaba ajudando para que o movimento necessário ao sucesso seja feito. É positiva a preocupação em se organizar apra não perder a hora, preparar a roupa de acordo com a previsão do tempo, garantir que documentos e materiais necessários estejam todos reunidos na noite anterior. O nível de confiança e o estado emocional é que não podem ser afetados a ponto de prejudicar o desempenho.
Preparamos um vídeo com algumas dicas de como os pais podem ajudar para que os dois finais de semana de prova corram de forma tranquila. Para assistir, clique no play:
Posts Relacionados:
Você imploraria ao seu filho para ir ao médico se ele argumentasse que não gosta de consulta médica?...
Os últimos 12 meses foram muito intensos. Cheios de surpresas deliciosas. Muito, muito, muito trabal...
O livro Socorro, meu filho não estuda! foi indicação de leitura na Cláudia Filhos de Outubro. Ficamo...
Nesse site também possui algumas dicas muito boas de estudo para o ENEM: http://comofazerredacao.com