Pesquisas recentes confirmam que as relações sociais que os alunos desenvolvem dentro da sala de aula e na escola afetam a capacidade de aprendizagem. Quanto mais seu filho sentir que está socialmente integrado e acolhido pelos colegas, maiores suas chances de um bom desempenho. Os pais podem ajudar incentivando as crianças e adolescentes a se relacionarem com colegas de forma positiva, ainda que tenham culturas e valores diversos. Em sala de aula o professor pode ajudar criando oportunidades para que os alunos se conheçam e possam descobrir seus pontos em comum. Ou pontos divergentes que se completam. Um aluno que gosta mais de matemática pode descobrir no colega que adora língua portuguesa um apoio e oferecer ajuda na matéria em que tem mais facilidade. Mesmo que tenham algum tipo de conflito dentro de sala de aula, cabe aos pais procurar a coordenação da escola sem que os filhos saibam e na conversa com o filho incentivar para que sejam amigos. Passeios nos finais de semana envolvendo outra famílias são também uma forma para ajudar que os filhos se aproximem e sintam-se acolhidos e amparados um pelo outro depois na escola. Que tal usar o grupo de mães do WhatsApp para organizar um passeio incluindo outras famílias para o próximo final de semana? Isso pode ser exatamente o que está faltando para que o envolvimento de seu filho com os estudos melhore!
O impacto das relações sociais na aprendizagem é enorme. Um aluno que se percebe acolhido pelos colegas em sala de aula terá maiores chances de um bom desempenho nos estudos. Muitas vezes é difícil para os pais entenderem que a tecnologia e as relação dos jovens com seus amigos são totalmente interdependentes. É através de redes sociais e aplicativos que eles “conversam” e sentem-se incluídos em seus grupos ou tribos. Por isso tirar a tecnologia como castigo tem efeito negativo no caso de adolescentes e jovens. Ao ficar sem contato, a relação fica abalada ou o jovem acaba sentindo que está distante das conversas, decisões ou discussões. Grandes são as chances de que ele mesmo se afaste e tenha a sensação de que o grupo o deixou de lado. Forma-se um ciclo viciosos difícil de ser quebrado, que culmina com baixo desempenho escolar por conta da auto estima abalada e da falta da convivência em grupo. Vale combinar limite de tempo e horários para estar online e fazer o trato ser cumprido. Só não tire o acesso por longos períodos de tempo!
O grande desafio para os pais quando não aprovam as amizades do filho é convencer o adolescente ou jovem de se afastar do amigo. E este é também o caminho mais difícil a ser seguido. Não impor que a amizade termine é a forma mais difícil, porém mais eficaz de ajudar seu filho a enxergar que tem algo prejudicial naquela relação. Ao tentar ser racional ou usar sua autoridade de responsável, há um enorme risco de que eles se transformem em Romeu e Julieta: serão os dois (ou o grupo) contra o mundo. Não diga p seu filho q não gosta do melhor amigo dele. Isso só vai fazer com que seu filho evite falar sobre o amigo e coloque toda sua energia em evitar que vocês se encontrem. Ao invés disso, aproxime-se! Faça programas de que seu filho goste e dívida com ele responsabilidades como às compras do supermercado, preparo das refeições e também atividades de lazer como academia, cinema, passeios. Em algumas oportunidades sugira que ele convide o amigo. Somente três finais, todos felizes, poderão resultar dessa abordagem. 1 – você perceberá que o amigo tem muitas qualidades e seu coração fica em paz. 2 – seu filho terá, por si mesmo, a consciência de que o colega não é tão legal assim durante as interações que vocês tiverem juntos. 3 – o amigo se afasta por não se integrar nas relações familiares. Aos poucos seu filho aprende a enxergar que companhias acrescentam e o ajudam a crescer pessoalmente e nos estudos. Você só consegue ensinar essa lição fazendo. Se tentar fazer isso explicando o quanto você é mais experiente, empurrará seu filho para mais e mais longe de você e dos valores que deseja ensinar!

Posts Relacionados:
Não importa quanto dinheiro você consegue ganhar todos os meses. A felicidade do seu filho dep...
Tirar o filhos das telinhas é hoje um dos maiores desafios dos pais! Brincar JUNTO com os filhos...
Estudos recentes confirmam que a recompensa é um mecanismo de forte impacto para nos ajudar a manter...