Pular para o conteúdo

SOS Educação

Um site com dicas práticas para melhorar a relação dos filhos e alunos com os estudos.

Menu

  • Home
  • Produtos, Cursos e Serviços
  • Na Mídia
  • Quem Somos
  • Contato

Por que está todo mundo falando desse tal de Trump, mamãe?

Se você é um pai, mãe ou responsável por uma criança que está nova demais para discutir política, mas tem idade suficiente para perceber que está todo mundo chocado com o resultado da eleição americana, seja bem vindo!

 

Estamos recebendo mensagens por diversos canais de comunicação de pais que, ainda tentando se recuperar do susto que tiveram ao ouvir o noticiário nesta manhã, pensam no que falar com seus filhos diante de tamanha perplexidade.

 A maior parte desses responsáveis está em busca de ajuda em relação a como explicar para os filhos o que está acontecendo – não somente nos Estados Unidos, mas, como muitos mencionaram, com o mundo.

 Em primeiro lugar, vamos usar a velha e repetida instrução que ouvimos ao sentar em um avião. Vamos ver se você se lembra. Em caso de despressurização da cabine, em quem você deve colocar a máscara primeiro?

A resposta é “em você”: pai, mãe, responsável. Somente depois você deve ajudar a criança.

 Essa mesma recomendação serve para este momento. Respire fundo você primeiro. Não tente conversar com seu filho na esperança de ajudar uma criança a entender algo que ainda não fez sentido para você!

 Isso significa que você vai deixar seu filho ali, sem entender o que está acontecendo? Ou, pior, vai perder a oportunidade de responder as perguntas que estão vindo a cada vez que o Trump aparece na tela da TV?

 Não. Isso significa que enormes são as chances de que você não esteja pronto para explicar para seu filho o que você mais gostaria de poder esclarecer: o que está acontecendo com este mundo? Qual será nosso futuro? Por que, exatamente quando parece que estamos conseguindo alcançar um mundo mais equilibrado, no qual os direitos do que se definiu como minoria estão sendo discutidos, questionados e, em muitos casos, garantidos por lei, assistimos atônitos à vitória de alguém que pregou o contrário de tudo isso?

 Mãe, pai, tia…acalme seu coração. Você não está precisando explicar isso para as crianças que rodeiam seu mundo. Estamos precisando, e muito, de alguém que nos mostre que ainda há esperança, que isso não é o fim ou o ponto de chegada e que, seja lá quais forem as consequências da escolha que os americanos fizeram hoje, nossa vida segue.

 Se você conseguir entender e assumir que somos nós, os adultos, que mais precisamos da máscara para respirar neste momento, já estará dando o primeiro passo ao encontro das palavras que tem buscado desde hoje bem cedo para falar com seu filho.

 E, acreditando que você vai se dar os minutos de que precisa para recuperar sua capacidade de respirar, aí vai a dica de como conversar com suas crianças: não leve respostas. Divida com elas suas dúvidas e prepare seu coração para se surpreender.

Devolva as perguntas para as quais não tiver resposta. Uma forma muito eficaz de fazer isso com as crianças é devolvendo um “é mesmo, por que será?” ou um belo e sincero: “Não sei como responder isso, mas o que você acha que pode ser o motivo/a explicação?”.

 Vai ainda uma dica para saber se você está pronto: existe sim vantagem que você tem em termos de informação que seu filho não tem – os fatos. Sem julgamentos, somente os fatos.  E, sem o mínimo problema em assumir: sua versão dos fatos, mas sem julgamentos.

 Mas tem um passo ainda anterior: não saia explicando. Pergunte. Pergunte. Pergunte. Eu fiz isso e não encontrei ainda uma só criança que não soubesse o que está acontecendo. A dúvida então é: será que nossas crianças estão precisando de explicações (que nem temos para dar) ou de modelos e inspirações que sejam alinhados a nossos valores?

 Seja qual for sua profissão, grau de estudo, partido ou crença, esteja aberta para ouvir tanto as respostas como as perguntas que virão.  Mais que isso, prepare-se para seguir seus dias sendo um exemplo para essa criança de como fazer um mundo melhor. Não repita nas ações do dia a dia a postura de intolerância e preconceito que tanto nos assustou nos últimos meses. Seja firme quanto aos limites que uma criança precisa receber, mas esteja aberto a conversas como essa o tempo todo, ao longo da sua vida ao lado dessa criança.  E nunca, jamais se esqueça de incentivar a todo momento o pensamento crítico, perguntando a ela sempre “por quê?”.  É a resposta a essa pergunta a base para fazermos um mundo melhor.

 Seu filho é nossa esperança – não de que ela saiba votar quando se tornar um eleitor. Mais que isso: que no futuro o voto dos eleitores estejam divididos entre candidatos com propostas diferentes, porém com um mesmo foco, o de deixar um mundo melhor para todos! Que daqui a 40 ou 50 anos nossos descendentes não tenham que passar por um dia tão pesado como estamos enfrentando hoje ao descobrir que uma dessas nossas crianças acaba de ser eleita.

 Ah, em tempo: onde estarão os modelos e inspirações que gostaríamos de ter próximos a nossas crianças? Bom, sei onde não estão, com certeza. Mas tenho uma boa ideia de onde podem ser encontrados a qualquer dia, hora, local. Leia para uma criança. Ensine seu filho a gostar de ler. Ajude para que seu filho possa imaginar seus próprios heróis ao invés de encontrá-los prontos em alguma telinha.

É essa minha fonte de esperança para um futuro melhor!

Por que está todo mundo falando desse tal de Trump, mamãe?

Posts Relacionados:

O mundo melhor que desejamos para nossos filhos depende de nossas atitudes enquanto estamos dentro ...
O mundo melhor que sonhamos encontrar começa nas lições que ensinamos aos nossos filhos diariamente...
Uma dica para evitar a falta de concentração!
Como e porque esvaziar a mente antes de estudar
Você sabia que para seu filho resolver um problema, entender um texto ou desenvolver um raciocínio é...
socorromeufilhonaoestuda 09/11/2016 Outras dúvidas 1.379 Comentários
  • ← Relação entre Pais, Filhos e Estudos
  • Seu filho não sai do celular? Tem coisa boa lá também! Veja nossa dica: →

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

Quem Somos

SOS Gestor Escolar

SOS Gestor Escolar

Livro

Livro

@soseducacao

Palestras

Palestras

Educadoras do Canal da Charlotte

Educadoras do Canal da Charlotte

Instagram @soseducacao

Instagram has returned invalid data.

Seguir

Instagram @soseducacao

No feed. Create and publish a feed to display it.

Inscreva-se

Arquivo de Posts por Mês

Copyright © 2021 SOS Educação. Powered by WordPress. Tema: Spacious por ThemeGrill.