Depois de 4 dias intensos de muito aprendizado e trocas entre pessoas do mundo todo, que buscam incansavelmente caminhos para garantir educação de qualidade a todos, com atenção especial aos recursos da tecnologia que podem impactar de forma positiva o processo de aprendizagem, estamos com a energia renovada. O ISTE 2024, evento da Sociedade International para Tecnologia na Educação, aconteceu em Denver, no Colorado e trouxe muita inspiração e resultado de pesquisas sobre como a Inteligência Artificial pode impactar de forma positiva a Educação. A formação de professores, os desafios urgentes da inclusão, as questões de saúde mental de alunos e educadores, todos esses assuntos e muitos outras questões foram abordadas em painéis, fóruns, oficinas, área de empresas apresentando suas soluções e muita interação entre os mais de 18.000 educadores presentes.
Um dos pontos mais ricos que levamos de volta conosco são os 8 princípios propostos para ajudar a garantir o envolvimento, motivação e, em especial, a aprendizagem de todos os alunos. Mais que isso, oferecendo a cada estudante a oportunidade para construir seus próprios caminhos no processo de aprendizagem, respeitando seu contexto, sem fugir à nossa responsabilidade de oferecer recursos e estímulos para que cada um desenvolva seu potencial máximo.
A tecnologia, em especial a Inteligência Artificial, entra como ferramenta catalisadora desse processo, permitindo que o professor tenha tempo e energia para fazer aquilo que somente o ser humano é capaz de gerar: acolhimento, incentivo, mentoria, apoio, reconhecimento autêntico e olhar de empatia e compaixão.
Vamos então aos 8 princípios, que podem também se tornar sua referência para avaliar e selecionar os aplicativos e recursos da tecnologia que vai integrar ao processo de aprendizagem do seu aluno. E vale para as famílias também: quando a tecnologia ou aplicativo considera esses pontos ou atende a alguns deles, ela ajuda no desenvolvimento da criança ou adolescente. Vamos a eles então.
Princípios para transformar o processo de Aprendizagem:
Reimaginando o processo de aprendizagem a partir de 8 princípios que potencializam o sucesso do estudante
Os princípios para Transformação da Aprendizagem representam um guia, baseado em evidências científicas, com os elementos fundamentais para um aprendizado eficaz.
Os Princípios para Transformação da Aprendizagem reúnem os conceitos fundamentais da ASCD e do ISTE, duas instituições responsáveis pela formação de milhares de professores e suporte à integração da tecnologia na educação, tanto nos Estados Unidos como em diversos países da América Latina e outros continentes.
O foco dos 8 Princípios para Transformação da Aprendizagem é também garantir que todos os estudantes tenham acesso à experiência de aprendizagem leve e de alto impacto na sua formação acadêmica.
E, em especial, os 8 princípios se tornam um guia para avaliação de softwares e aplicativos cuja proposta seja ajudar na personalização do ensino e colaborar para que cada aluno tenha seu direito à educação de qualidade garantida, dentro de suas necessidades específicas.
Os 8 princípios estão divididos em três categorias: acolher, guiar, empoderar.
Acolhimento
1 - Cultivar o Pertencimento
Educadores priorizam a construção das relações entre os estudantes, tanto nos espaços físicos como nos virtuais.
O foco fica em criar cultura de aprendizagem que garanta a sensação de segurança e pertencimento, estimule o desenvolvimento de habilidades para a vida, como empatia, criatividade e colaboração.
2 - Conectar o processo de aprendizagem ao aprendiz
Os educadores demonstram altas expectativas em relação a todos os alunos e planejam suas aulas de forma a atender necessidades e interesses específicos de cada estudantes. Estratégias diferenciados e uso adequado de recursos da tecnologia são fundamentais para envolver cada aluno, aumentar o envolvimento e propiciar avanços no aprendizado.
3 - Garantir Equidade
Os educadores são receptivos aos diferentes contextos culturais e do desenvolvimento de cada aluno. A identidade, pontos fortes e voz de cada estudantes são valorizados. As barreiras para o aprendizado significativo e os obstáculos para que alunos com histórico de dificuldades ou exclusão são derrubados.
Guiar
4 - Estimular a Curiosidade
Os educadores conectam o conteúdo e habilidades com o conhecimento, experiências e interesses do aluno, com foco no despertar e manter a chama da curiosidade. A tecnologia é usada para criar novos caminhos para o envolvimento do estudante e para que ele possa expressa novas descobertas e habilidades em formatos variados.
5 - Desenvolver Expertise
Os educadores usam práticas baseadas em evidências para garantir que os alunos aprendam e desenvolvam habilidades e conhecimentos essenciais. Eles planejam o processo de aprendizagem a partir de conceitos chave e usam múltiplos modelos de apresentação e questionamentos, priorizando a prática intencional.
6 - Promover a Reflexão
Os educadores usam dados e recursos variados para oferecer feedback frequente e específico, que ajuda o aluno a entender como pode melhorar e também a pensar de forma crítica sobre seu processo de aprendizagem. O aluno recebe suporte e tempo para fazer suas reflexões e trazer suas próprias conclusões em relação a seu processo. Os estudantes se responsabilizam por monitorar o próprio progresso e definir novas metas.
Empoderar
7 - Priorizar Experiências Autênticas
Os educadores criam oportunidades para que os alunos possam aplicar e expandir o aprendizado a partir de situações reais e significativas. A apresentação de projetos e avaliações baseadas em práticas conectadas com a realidade do dia a dia promovem a possibilidade para o aluno assumir diferentes papeis: designer, criador, colaborador e resolvedor de problemas.
8- Despertar para Proatividade
Os educadores usam uma variedade de abordagens centradas no aluno e formatos flexíveis para o aprendizado, de modo a estimular a iniciativa e proatividade dos estudantes. Cada aluno tem muitas oportunidades para seguir seus próprios interesses, correr riscos, fazer novas descobertas, desafiar pressupostos e construir habilidades de aprendizagem para a vida toda.
Conteúdo adaptado para a Língua Portuguesa por SOS Educação, com autorização da fonte: https://iste.ascd.org/transformational-learning-principles
Cidadania digital para os alunos
Acreditamos que é fundamental que todas as crianças aprendam habilidades saudáveis de cidadania digital. Isso é particularmente crítico com a disponibilidade crescente de #FerramentasIA. A cidadania digital não se trata de dar às crianças uma lista de coisas que elas NÃO devem fazer, mas sim de ajudá-las a aprender a praticar sendo membros contribuintes de sua comunidade digital.
Há alguns anos, o ISTE lançou as Competências de Cidadania Digital: 5 habilidades que acreditamos que todos os alunos precisam aprender para serem membros ativos de nosso mundo digital. Agora, eles lançaram as lições de Cidadania Digital do ISTE para ajudar a construir uma cultura digital saudável nas escolas.
Há lições projetadas para cada série, desde o jardim de infância até o ensino médio. Cada uma das cinco competências de Cidadania Digital é explorada por meio de atividades de aprendizagem adaptadas para diferentes níveis de ensino, garantindo que estudantes de todas as idades possam desenvolver as habilidades e o conhecimento necessários para crescer e prosperar como cidadãos digitais.
O mais importante é que todas essas lições são GRATUITAS, apresentam a forma de uso correta da tecnologia e como os estudantes podem se comportar nas redes sociais de uma forma segura! Acesse aqui.
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