top of page
Buscar

Ajustar sua máscara de oxigênio: o primeiro passo para ajudar seu filho na escola


Uma mulher branca, de cabelos escuros lisos, vestindo uma regata e calça cinza, segura um urso de pelucia em uma das mãos e apoia a outra na testa, aparentando cansaço, em frente a uma cama com lençol infantil.

Vivemos em um mundo cuja velocidade das mudanças se torna cada vez maior, gerando incertezas, estresse e uma sensação de ansiedade constante. Em meio a tantas informações chegando até nós de forma contínua, por fontes nem sempre confiáveis, passamos a vivem em alerta o tempo todo. Para quem tem filho em idade escolar, fica sempre o medo de não ter feito uma boa escolha, de não estar preparando aquela criança ou adolescente para lidar com os novos desafios, que surgem a cada dia. Em paralelo, as dúvidas sobre como educar um filho nascido na era digital, quando há tantas pesquisas que confirmam os prejuízos gerados pelo excesso de tempo nas telas. E tem ainda o medo de que o filho seja isolado, sinta-se deixado de lado, caso a decisão seja por limitar o acesso a tantos aplicativos criados exatamente para atrair a atenção dessa geração. Desafios reais, que fazem parte do dia a dia de famílias do mundo todo hoje.


Dentro de casa, vamos nos ajustando aos golpes que seguem chegando de todos os lados. Aos poucos, como é natural do ser humano, vamos buscando maneiras de adaptar a rotina em família. E embora a sensação atual seja de um certo marasmo, estamos no meio de um vendaval cujas consequências reais nossa vista ainda não alcança. Como responsáveis, seguimos nosso instinto natural de proteger nossas crias. Gastamos uma energia enorme tentando fazer a escola entender que nossos filhos não estão felizes, não gostam de estudar, têm dificuldade em muitos conteúdos. E outro tanto de força para lidar com questões do trabalho, da família, das finanças e de mais uma lista infinita de questões que vão se acumulando em nossa mente. Aí é que mora o perigo. Esse acúmulo de estresse e angústia que cresce de pouquinho em pouquinho. Estamos vagando por uma densa mata, sem ideia do rumo certo para encontrar a saída. E, pior, sem uma rede de apoio para nos ajudar a reabastecer as energias para a caminhada que ainda será longa. É hora de cuidar de você. É hora de se assumir ser humano, carente de apoio físico e emocional para reabastecer. Além de todo o cuidado e preocupação com seus filhos, seus pais e aqueles que, de alguma forma, dependem de você, há pontos que você precisa garantir para si mesma/o, os quais representam a máscara de oxigênio necessária para que você tenha força para ajudar seu filho na relação com a escola e nos desafios da vida. Ou você faz ajustes que garantam momentos de autocuidado, ou suas próximas decisões serão tomadas a partir de uma visão embaçada, uma mente cansada e um corpo exausto demais para encontrar as melhores trilhas a seguir.



Conheça a plataforma SOS Família-Escola. Clique Aqui.


Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


📖 Livro "Guia para Família Parceira da Escola no Pós-Pandemia": Clique aqui para comprar


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar

0 comentário

Comments


bottom of page