top of page
Buscar

Benefícios da parceria Família-Escola para a Escola, segundo as mais recentes pesquisas.



Não somente os estudantes se beneficiam de uma relação de parceria entre a escola com as famílias. Existem muitas pesquisas cujos resultados comprovam que, para além de melhor desempenho acadêmico e envolvimento dos alunos, a escola como um todo colhe os frutos de todo investimento colocado para a formação desse vínculo fundamental com as famílias dos alunos e toda a comunidade.


A Fundação Flamboyant, entidade que atua em diversos países com o objetivo de formar gestores, professores, família e comunidade para que a parceria entre família e escola seja uma realidade, acompanha e dissemina pesquisas e boas práticas que podem ser replicadas e adaptadas para as mais diversas realidades: desde comunidades mais carentes, com famílias em situação de vulnerabilidade até escolas privadas, nas quais há abundância de recursos, mas falta a participação da família no dia a dia escolar dos filhos. 


Um ponto que se confirma em todos os estudos: é preciso oferecer recursos, suporte, formação para que as famílias possam saber como ajudar, estimular, acompanhar os estudos dos filhos em casa. Por mais que pareça um trabalho a mais para a escola, que já vem tão sobrecarregada, os resultados mostram um rápido retorno para escola, tanto no desempenho e envolvimento dos alunos quanto em dias mais leves, com relações que se complementam e tornam mais leve o desafio atual. 


Segundo uma publicação recente, entre os benefícios que o envolvimento da família na vida escolar do filho traz para a escola estão: 


  • O envolvimento da família está associado ao aumento da expectativa em relação ao potencial do estudante: diversos estudos mostraram que a expectativa dos professores em relação ao desenvolvimento do aluno é afetada pelas crenças geradas nas interações com a família do estudante. Uma pesquisa mostrou que a qualidade da relação que o professor tem com os pais/responsáveis de um aluno impacta a percepção em relação às habilidades da criança ou adolescente.

  • O envolvimento da família melhora a relação entre aluno e professor: um estudo longitudinal acompanhou alunos de família com baixa renda, desde a educação infantil até o ensino fundamental 2. Este estudo mostrou que a relação dos alunos com seus professores melhorou ou piorou conforme o envolvimento das famílias com a escola era maior ou menor. 

  • O envolvimento da família ajuda a melhorar a confiança na escola: pesquisadores que buscavam descrever as características das escolas de alta performance descobriram que os professores das escolas com melhor desempenho tinham maiores níveis de respeito entre os profissionais da equipe com a qual trabalhavam e de confiança com as famílias dos alunos.

  • O envolvimento da família resulta em maior competência cultural: estudos mostraram que os professores apresentam mais consciência cultural em relação à comunidade onde atuam quando há maior participação e representatividade das famílias dos alunos no dia a dia escolar. O resultado da maior consciência cultural dos professores aparece na melhora dos resultados na aprendizagem em leitura e matemática.


E então, alguma dúvida de que buscar caminhos para fortalecer a parceria entre família e escola traz benefícios para todos?


Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


📝 Curso "Educar sem Pirar": Clique aqui para acessar.


📖 Livro "Guia para Família Parceira da Escola no Pós-Pandemia": Clique aqui para comprar


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar 

0 comentário

Comments


bottom of page