top of page
Buscar

Benefícios da parceria Família-Escola para os Alunos, segundo as mais recentes pesquisas.



O Envolvimento da Família faz diferença no desempenho escolar: a afirmação parece óbvia, mas os desafios seguem enormes na formação da parceria entre família e escola. Eis o porquê precisamos não somente falar do assunto, mas trazer caminhos para que a parceria possa de fato ser construída. E não temos tempo a perder. A geração que viveu um período da sua vida de estudante durante a pandemia precisa, mais do que qualquer outra, de um trabalho conjunto entre os adultos responsáveis e a escola.


A cada ano, em diferentes eventos pelo mundo, encontramos novos estudos e comprovações que agregam a tanto conteúdo bom já existente sobre esse assunto. Mais que isso, vemos cada vez mais organizações trazendo resultados de experiências muito positivas, colocadas em prática com diferentes comunidades, em diversas partes do mundo. E cada vez mais trazem índices que apontam para a parceria entre Família e Escola como um dos principais recursos para lidarmos com tantos desafios enfrentados pela Educação.


Vamos por partes, para que possamos dar conta de tanto conteúdo importante, que pode ser incorporado por nossas escolas e famílias, sejam elas públicas ou privadas, desde os anos iniciais da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Médio. 


Começaremos então essa série, dividida em algumas postagens, com as mais recentes descobertas e confirmações sobre os benefícios que a participação da Família traz para o envolvimento, aprendizagem, desenvolvimento e, também, desempenho acadêmico dos estudantes. Aos poucos, traremos estratégias que se mostraram mais eficazes para que a aproximação entre professores, gestores e famílias possa acontecer, gerando redução nos conflitos e estresse para ambas os lados e muitos ganhos, especialmente, para o aluno.


Vamos começar então pelos benefícios gerados para os estudantes, a partir da parceria entre família e escola, publicados pela Flamboyant Foundation, uma organização dedicada à formação de educadores, pais e responsáveis para a parceria entre Família e Escola:

  • O envolvimento da família está associado à redução das taxas de evasão e aumento nos índices de graduação no ensino superior: sim, é isso mesmo que você está lendo. As pesquisas mais recentes comprovaram que o envolvimento da família durante o ensino básico aumenta as chances do aluno seguir adiante com os estudos e terminar o ensino superior.

  • O envolvimento da família leva a um melhor desempenho acadêmico do aluno: mais de 40 estudos comprovaram que há uma relação direta entre participação da família e desempenho acadêmico. E, entre as formas mais eficazes de impacto no desempenho do aluno estão a expectativa positiva dos pais ou responsáveis e a ajuda da família para que o aluno a conexão entre o que está estudando e os desafios do mundo real. 

  • O envolvimento da família reduz o absenteísmo: os estudos comprovaram que a comunicação eficaz da escola com as famílias e o oferecimento de workshops e palestras ajudaram a reduzir as faltas ocasionais e aquelas que já tinham se tornado crônicas para alguns estudantes. Pesquisas também mostraram que escola que possuem um programa de envolvimento das famílias estruturado e consistente apresentam taxas mais altas de frequência dos alunos nas aulas.

  • O envolvimento da família estimula os alunos a terem uma atitude mais positiva em relação ao processo de aprendizagem formal: pesquisas revelaram que alunos cujas famílias participam do dia a dia do filho em casa e na escola têm níveis mais altos de motivação para os estudos e maior capacidade de atenção, além de maior perseverança para enfrentar desafios de aprendizagem. Um estudo mostrou estudantes de famílias que têm acesso a programas de suporte em relação a como ajudar os filhos em casa apresentam maior consciência sobre a importância dos estudos do que aqueles estudantes cujas famílias não têm acesso a programa algum de apoio para parceria com a escola.

  • O envolvimento da família gera melhor desenvolvimento de habilidades de convívio social e reduz a incidência de comportamentos agressivos: estudos mostraram que intervenções feitas pela família em parceria com a escola levaram à significativa melhora no desenvolvimento de competências socioemocionais nas crianças, resultando na redução de ansiedade e agressividade e melhora nos níveis de autoestima dos alunos.  


Razões mais do que suficiente para seguirmos firmes na busca por conscientização e caminhos que tornem a parceria entre família e escola uma realidade. E para que possamos levar recursos estruturados, que ajudem a família a vencer as barreiras que tornam o incentivo e acompanhamento dos estudos dos filhos, em casa, um enorme desafio!


Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


📝 Curso "Educar sem Pirar": Clique aqui para acessar.


📖 Livro "Guia para Família Parceira da Escola no Pós-Pandemia": Clique aqui para comprar


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar 


0 comentário

Comments


bottom of page