Código para adicionar no :
top of page
Buscar
Taís e Roberta Bento

Brigas e estresse antes da lição de casa podem gerar baixo rendimento escolar

O estado emocional em que seu filho se encontra no momento em que senta para estudar ou fazer a tarefa tem um alto impacto na capacidade que ele terá para compreender e assimilar o conteúdo estudado.

Na cabeça dos pais que estão lendo esse post agora, provavelmente está passando a seguinte ideia: “ih, então vai ser difícil aprender, porque ele sempre fica bravo na hora de fazer a tarefa!”.

A boa notícia é que o importante não é o estado emocional em que ele vai terminar a tarefa, mas sim o que ele está sentindo momentos antes de iniciar seus estudos.

Repare que você chega ao trabalho, na segunda feira, irritado ou desanimado,  alegre ou energizado dependendo do final de semana ou da noite que teve. Da mesma forma, você chega de volta em casa com o estado emocional impactado pela experiência do dia que viveu – e a partir de então influencia os outros acontecimentos e pessoas ao redor.

Assim, o estado emocional anterior ao início da tarefa é o que vai influenciar o quanto seu filho aprende durante seus momentos de estudo.

Está comprovado que alegria e sensação de diversão geram predisposição para desenvolvimento de novas habilidades e despertam a criatividade.

A dica para os pais é criar uma rotina em casa que privilegie atividades divertidas ou que deixem seus filhos com sensação positiva nos momentos que antecedem a hora da tarefa.

Não precisa se preocupar exatamente com o sentimento que a criança ou adolescente tem em relação à tarefa – o estado emocional que fica da atividade anterior o levará a estar melhor preparado para assimilar o estudo.

Por isso é importante evitar ao máximo que a tarefa seja iniciada após momentos de brigas, estresse, desentendimentos. Muitos pais  têm a impressão de que o momento da tarefa é que gera uma carga negativa de sentimentos no filho. Na realidade, esse sentimento está sendo carregado de situações vividas imediatamente antes do início dos estudos.

Não há uma regra sobre o que seu filho deveria fazer antes da tarefa, mas certamente você sabe que tipo de atividade o deixa alegre: tirar um cochilo, jogar meia hora de video game ou assistir seu programa favorito na TV. Tudo bem, desde que depois disso, o foco seja total nos estudos. Uma dica simples e valiosa vem da Universidade do Colorado, em Boulder: passar trinta minutos ao ar livre gera mudança de humor, criando sensação de prazer e alegria.

É importante também que a tarefa seja feita no mesmo horário todos os dias. Isso ajuda a criar uma rotina em que a predisposição já existirá para a atividade que é sempre feita naquele horário.

Alguns minutos na sacada do seu apartamento, as janelas abertas enquanto seu filho brinca no próprio quarto ou alguns momentos no playground são o suficiente para gerar sensações positivas e tornar o momento da tarefa mais produtivo!

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page