top of page
Buscar

Dois elementos que tornam as férias mais divertidas e geram enorme impacto no ano letivo de 2023.

Cada vez mais, pais e alunos têm a tendência de relacionar a leitura e a escrita somente com a escola e com o período de aulas. Assim, as famílias vão deixando de lado um dos papéis fundamentais dos pais: ajudar o filho a criar o hábito da leitura e praticar a escrita para a vida. O mês de janeiro é uma excelente oportunidade para inserir a leitura e a escrita como parte da rotina de toda a família. Os benefícios serão enormes para a vida de pais e filhos. O impacto positivo no desempenho escolar vem como bônus ao longo do próximo ano letivo. O desafio é como fazer isso sem criar situações de estresse e tensão em plena época de férias escolares.

Uma estratégia é estabelecer os momentos de leitura para toda a família. Escolha três dias em que todos – sim, “todos” os equipamentos eletrônicos ficarão desligados e a família toda estará concentrada em ler. Se você tem filhos pequenos, vocês podem intercalar a vez de cada um ler, em voz alta, o mesmo livro. Se os filhos já estiverem completamente alfabetizados, cada membro da família pode ler um livro, ou revista, diferente, desde que estejam todos reunidos em um mesmo ambiente e no mesmo horário.


A segunda dica é usar um cronômetro e estabelecer o tempo de 20 minutos durante o qual todos vão estar concentrados em ler. Terminado esse tempo, cada um pode fazer o que desejar, inclusive continuar a ler. A sugestão é que os pais sempre deem o exemplo de não parar imediatamente ao final do tempo marcado. Aos poucos os filhos começam a relaxar e seguem o exemplo de continuar um pouco de tempo a mais focados na leitura.

Em paralelo, deixe seu filho como responsável por rotinas que envolvam a escrita. Algumas sugestões são: fazer a lista de supermercado, criar agenda com data de aniversário de familiares e amigos, escrever cartão de aniversário e felicitação em datas especiais, fazer a lista de compromissos e atividades do dia seguinte, criar uma tabela de acompanhamento dos gastos com luz, água, internet. Além da responsabilidade compartilhada envolvendo a escrita, crie momentos de diversão em família nos quais o lápis, papel e caneta estejam presentes. Brincadeiras como STOP, em que todos devem escrever palavras para cada categoria (nome, carro, cidade, fruta...) de acordo com a letra sorteada, são excelentes oportunidades para praticar a escrita durante as férias. O cérebro do seu filho agradece! Enquanto ele escreve à mão, melhora a coordenação motora, pensamento crítico, segurança, capacidade de tomar decisão e muitas outras habilidades. Ao inserir Leitura e Escrita nas férias, a capacidade de foco, concentração e aprendizagem de todos os conteúdos acadêmicos será turbinada e a volta às aulas será repleto de energia e novos recursos que facilitam a aprendizagem!



Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719

Informações sobre Atendimento Individual: 11.938051719


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda":

Clique aqui para comprar.


0 comentário

Yorumlar


bottom of page