
Uma excelente maneira para ajudar os filhos a terem uma relação mais tranquila com a matemática na escola é trazendo a relação com o dinheiro para o dia a dia da criança ou adolescente. É um desafio que tem diversos benefícios, pois além de ajudar a melhorar os resultados em termos de desempenho escolar, colabora também para a educação financeira que trará resultados positivos ao longo de toda a vida.
Aproveitando o final de semana que vem por aí, convidamos a especialista em Educação Financeira Andressa Costa, fundadora do WiseCash, para dar algumas sugestões de como introduzir o planejamento financeiro na rotina dos filhos de forma leve e divertida. Aí vão três dicas que podem ser aplicadas em um final de semana, feriado prolongado ou férias em família.00
Brainstorming: Inicie uma conversa em família para definir os planos para o final de semana. Nesse momento dê a oportunidade às crianças para sugerirem locais e atividades a serem realizadas. Explique a elas porque tal sugestão é (ou não) viável. Se você tem filhos que já sabem escrever bem, peça a um deles para anotar as sugestões e definições que forem levantadas. Após o brainstorming, apresente o orçamento disponível para o programa de acordo com o número de dias que vocês terão.
Planejamento Financeiro: Hora de fazer as contas. Faça a pesquisa de preços com todos os membros da família. Transporte, estadia, alimentação e diversão devem estar planejados, e não ser uma surpresa. Caso não seja possível viajar, pesquise atividades locais ou nas redondezas. Até a ida a um parque pode ser planejada (o combustível ou ônibus deve ser cotado, o lanche será comprado ou levado de casa?). Analise o orçamento disponível e faça as contas baterem. Se seus filhos já souberem manusear a calculadora, aproveite esta oportunidade, dite os valores para a criança digitar na calculadora.
Promover Autonomia no Uso do Dinheiro: Se você já tem a prática de dar mesada aos seus filhos esse é o momento oportuno para ensiná-los a levar uma parte para a viagem, mas não esvaziar os cofrinhos. Essa é uma oportunidade para as crianças consumirem no final de semana, com seu próprio dinheiro e, também, aprenderem a guardar um pouco para imprevistos. Isso despertará, também, o interesse em planejar uma compra de um bem desejado (um brinquedo, um jogo etc). Caso você ainda não dê mesada (ou semanada/quinzenada) aproveite essa ocasião para iniciar essa prática, pois ela traz aprendizados riquíssimos para as crianças, tais como consumo responsável, boa gestão do dinheiro, lidas com consequências quando fizer mau uso do dinheiro, etc.
Que tal reunir a família e começar hoje mesmo?
Confira outras dicas:
Comments