Buscar

Erro na entrega do Oscar: a lição que fica

Quando falamos com pais, professores ou alunos, nossa primeira dica é sempre alguma mudança na rotina, seja da família, na sala de aula ou do aluno, para que a capacidade de foco e concentração possa ser recuperada ou adquirida.


Tenho para mim a teoria de que sua maior força será sempre também seu ponto mais fraco. E assim vejo a tecnologia: os recursos e as possibilidades continuarão a revolucionar todos os aspectos de nossas vidas, não tenho dúvida e amo saber disso. Mas a tecnologia consome, rouba, devora nossa capacidade de foco e de concentração, a menos que tenhamos consciência disso e lutemos bravamente para não nos deixar levar.

O que todos os jornais mostram, no caso do Oscar, é o pedido de desculpas da empresa responsável pela entrega dos envelopes com o nome do vencedor. Uma pessoa muito, muito qualificada, cuja tarefa naquela noite era guardar o envelope da última categoria anunciada e entregar o da próxima aos atores responsáveis por fazer o anúncio do ganhador. Ainda assim, conseguiu errar, apesar da simplicidade da tarefa.

Investigação terminada, nada mais que uma falha humana. E a causa, qual seria? Ainda estão trabalhando nisso, mas para nós a história já está esclarecida e pode ser uma ótima propaganda para mostrar que celular e direção de fato não combinam. Mais que isso, na hora da tarefa e dos estudos, é necessário ter momentos off-line para que o cérebro possa fazer a parte dele, sem concorrência pela energia e concentração necessários para que o aprendizado ocorra.

O que fazia o representante da consultoria responsável pela entrega do envelope com o nome do vencedor do Oscar?

Após entregar cada envelope ao artista que faria o anúncio do vencedor, o responsável pelo procedimento se ocupava, rapidinho, em tirar fotos e postar em suas redes sociais. Nas postagens ele incluía também os momentos de comemoração dos vencedores e o retorno à plateia. Simples assim, afinal ele já estava bem tranquilo e conhecia os procedimentos para a entrega dos envelopes. Postar nas redes sociais não iria atrapalhar em nada seu trabalho…. #sqn

Exatamente assim, só dar uma olhadinha na rede social ou responder uma mensagem de texto não vai atrapalhar a hora da tarefa ou dos estudos… #só que vai!!!!

0 comentário

© 2014 SOSEducação. Todos os direitos reservados.