Buscar

Escola e quarentena: não cobre da escola respostas que ela não tem de onde tirar

A falta de respostas e a insegurança de não saber exatamente como os dias correrão gera um enorme estresse. E começamos a buscar respostas para as quais ainda não houve o tempo necessário de formulação.

Quando seu filho saiu da escola na sexta feira, os professores e diretores da escola também foram para casa achando que a vida seguiria normalmente na segunda. Eis que o comunicado veio e pegou todos no final de semana. Então a escola não tem as respostas simplesmente porque essa pergunta é nova no mundo todo: e agora? E se para os pais o problema é com quem deixar o filho, para a escola são tantas questões que a crise vai passar e algumas dúvidas ainda não terão sido respondidas. Como tornar essa fase menos estressante para todos? Pensando de forma coletiva!

O risco que seu filho corre, o professor também corre. Tirar só os alunos da escola não resolve. Precisamos que os professores e funcionários também se isolem. Isso significa que há um enorme desafio para planejar como prosseguir durante o período em que a escola permanecer fechada. Há questões trabalhistas, pedagógicas, pessoais e econômicas em jogo. Mas uma só saída: lembrarmos que não é hora de cobrar, mas de ser paciente e consciente. Se na sua cabeça já passou a ideia de que é simples, basta oferecer os conteúdos online, é hora de repensar. Não é o conteúdo o problema, mas o processo de ensino-aprendizagem. Adiar por tempo indeterminado o ensino-aprendizagem de um conteúdo não é o que pode gerar defasagem.

O desafio é manter os alunos no ritmo dos estudos, na frequência de contato com leitura, escrita, raciocínio lógico e preparados para seguir em frente. Pense como se fosse uma preparação para uma competição esportiva. Se um atleta para o treino por algumas semanas, o prejuízo não está no que ele deixou de fazer, mas na perda de ritmo e preparo que já tinha adquirido.

É esse o nosso desafio com os alunos. A boa notícia é que escola e família podem vencer juntos essa parte da missão nada impossível que nos veio no susto para as próximas semanas!

Para acessar gratuitamente o áudio “como falar com os filhos sobre assuntos abstratos e de difícil abordagem” CLIQUE AQUI

Como coordenar a rotina do seu filho se as aulas dele foram canceladas por causa do Coronavírus? Clique no play para conferir a Live que fizemos hoje com a Revista Pais&Filhos


Escola e quarentena: como fazer seu filho não sair da rotina da escola Nossas colunistas e embaixadoras Taís e Roberta Bento dão dicas de como coordenar a rotina do seu filho se as aulas dele foram canceladas por causa do Coronavírus Publicado por Revista Pais&Filhos em Segunda-feira, 16 de março de 2020
0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

© 2014 SOSEducação. Todos os direitos reservados.