top of page
Buscar

Férias escolares e a surpreendente oportunidade para turbinar a autoestima dos filhos.

Ter uma responsabilidade, colaborando para a organização e bem-estar de toda a família traz enormes benefícios para a relação com os estudos. Alguns pais já colocam em prática essa nossa dica, porém, acabam por flexibilizar a regra durante as férias escolares. A intenção é sempre a melhor possível, mas acaba passando a mensagem errada para a criança ou adolescente. A base para entender o porquê manter a responsabilidade de seu filho durante as férias é lembrar que isso não é um castigo. Ao contrário, ter uma atividade cuja responsabilidade é do filho/a ajuda no desenvolvimento de habilidades como senso de responsabilidade e empatia. Mais que isso, compartilhar responsabilidades da organização e limpeza da casa gera a oportunidade para vocês, pais, fazerem um elogio autêntico. Este tipo de elogio é aquele que o filho entende perfeitamente que recebeu por alguma coisa que de fato ele fez. Este é um caminho para melhorar o nível de autoestima, gerando assim o combustível de que o cérebro necessita para manter o foco e esforço necessário na hora dos estudos, quando o ano letivo começar.

Manter a autoestima dos filhos em nível adequado é um grande desafio na era da alta exposição em redes sociais e nas diversas telas que acompanham o crescimento dos nossos filhos. Não dá para tirar férias dessa missão! Pelo contrário, relaxados em relação aos horários corridos do período de aulas, fica ainda mais fácil trabalhar este aspecto tão importante do desenvolvimento de nossos filhos.


Quanto ao senso de responsabilidade, basta pensar na realidade de nossa vida: por um acaso, quando você, pai ou mãe, está de férias, não precisa mais cozinhar, cuidar da casa, garantir que tudo corra de forma organizada na rotina da família? Será que todos não continuam a comer, dormir, necessitar de roupas limpas? Então, este é também um aprendizado para nossos filhos: eles estão de férias da escola, não da vida! Tudo bem rever e flexibilizar os horários combinados para a responsabilidade assumida por cada um. Só não vale eliminar ou suspender a tarefa doméstica que é do seu filho. Os prejuízos acumulados virão para todos vocês, caso isso aconteça. Como a conta vai vir lá no final do próximo bimestre ou trimestre escolar, vocês dificilmente vão relacionar com a mudança desnecessária nesse aspecto da rotina da família!

Então, partiu retomar o combinado das responsabilidades de cada um dentro de casa?!



Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719

Informações sobre Atendimento Individual: 11.938051719


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda":

Clique aqui para comprar.


0 comentário

Comments


bottom of page