Buscar

Famílias em crise financeira: 5 maneiras de conseguir desconto em uma escola particular

As aulas remotas se tornaram um dos grandes desafios que muitas famílias vêm enfrentando nos últimos meses. E por mais que ter os filhos estudando em casa tenha traga dúvidas e muito transtorno para dentro de casa, existem situações ainda mais estressantes. Muitas famílias se viram sem chão ao perceberem que não conseguiriam mais pagar a escola privada do filho.

A perda do poder aquisitivo impactou os lares em cheio. Segundo o site “Melhor Escola”, um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no início de janeiro, o Brasil registrou uma queda média de 21% na renda mensal de trabalho.

A queda na renda familiar gerou uma situação inédita de perde-perde para muitas instituições. Perderam as escolas privadas, com a queda na receita e a necessidade da redução no número de funcionários. Perderam as famílias e alunos que já tinham uma relação de confiança com a escola e a sensação de estar oferecendo ensino de qualidade para os filhos. E vão perder também os professores e alunos das escolas públicas que, de repente, se vêm com um número ainda maior de alunos para serem atendidos, sem que haja tempo ou recurso para adaptações necessárias.

Felizmente nem tudo está perdido. Há boas notícias em meio a tantas preocupações. O ajuste necessário nas finanças da família pode ser feito sem que seja preciso abrir mão da escola privada. E para as famílias que já tinham filho na escola pública, mas seguem com o sonho da escola particular, a esperança pode se transformar em realização ainda para este ano letivo.

A Bolsa de Estudo é uma opção que está disponível e pode transformar o sonho da escola privada em realidade para muitas famílias.

Existem várias formas de adquirir uma bolsa de estudos para as crianças, confira:

1. Desempenho escolar Algumas instituições de ensino realizam concursos de bolsas a fim de selecionar alunos com bom desempenho escolar. Dependendo do resultado obtido, os estudantes são contemplados com bolsas parciais ou integrais.1.

2. Bolsa de estudo familiar

Geralmente, famílias que possuem mais de um filho matriculado na mesma escola recebem um desconto na mensalidade conforme a quantidade de crianças. Por exemplo, famílias com dois filhos recebem 15% de desconto, famílias com três filhos recebem 25% de desconto no valor total. Vale lembrar que a definição do percentual de desconto varia de instituição para instituição e nem todas fornecem esse tipo de serviço.

3. Renda

Existem colégios que oferecem bolsas de estudo para famílias que não têm condições de arcar com a mensalidade escolar. Nestes casos, a instituição avalia a situação socioeconômica da família, concedendo o percentual que achar válido.

4. Atletas

Apesar de ser mais comum nos Estados Unidos, algumas escolas destinam bolsas de estudos para alunos que se destacam esportivamente. Em contrapartida, esses estudantes representam a instituição em competições como os Jogos Estudantis Brasileiros (JEB’s) e os Jogos da Juventude. Além do suporte financeiro, os colégios também ajudam através de outros benefícios como material escolar, transporte, alimentação e uniforme.

Além dessas modalidades de bolsas de estudo, há também programas desenvolvidos pela iniciativa privada, como é o caso do Melhor Escola. Como forma de ajudar os familiares e contribuir com a democratização da educação, ampliando o acesso ao ensino de qualidade, a plataforma oferece bolsas de estudo de até 80%. Através do Melhor Escola, as famílias podem economizar entre R$3,5 mil e R$11 mil por filho a cada ano, segundo os especialistas da plataforma. Atualmente, a plataforma conta com mais de 7,5 mil escolas parceiras espalhadas pelo Brasil,  desde o ensino infantil até o ensino médio. Ao todo, o Melhor Escola possibilitou 15 mil famílias o sonho de proporcionar uma educação de qualidade para os seus filhos. 5. Como fazer para conseguir uma bolsa do Melhor Escola?

Para conseguir uma bolsa de estudos no Melhor Escola, o aluno não precisa realizar uma prova ou comprovar a renda mensal familiar. Basta acessar o site, selecionar a cidade, o bairro e a série desejada, e iniciar sua pesquisa. Lá, você encontrará informações sobre infraestrutura, metodologia de ensino, turnos oferecidos e, ainda por cima, terá acesso a depoimentos de pais, alunos e ex-alunos sobre as escolas. Após encontrar a escola ideal com o desconto que atenda as suas necessidades, você só precisará efetuar o pagamento da pré-matrícula e pronto, a bolsa de estudos do seu filho estará garantida. Sensacional, não é mesmo? Esperamos que essa dica ajude você a proporcionar uma experiência inesquecível e enriquecedora para o seu filho.

0 comentário

© 2014 SOSEducação. Todos os direitos reservados.