top of page
Buscar

Filhos de Férias: só tempo em família não basta para garantir um ano letivo de sucesso.

Geralmente os pais se preocupam em organizar as férias escolares de forma que possam passar mais tempo junto dos filhos. E isso é ótimo. Todos saem ganhando.

Precisamos lembrar, contudo, que somente a convivência com adultos não é suficiente para que nossos filhos possam se desenvolver plenamente. Especialmente para a geração que já nasceu em famílias menores, com pouca convivência com primos e tios, pais conectados e tecnologia disponível na palma das mãos, é essencial a conexão com pares da mesma idade. Pesquisas da neurociência cognitiva mostram que o sentimento de pertencimento é fundamental para que o relacionamento com os estudos e com a escola seja tranquilo e traga bons resultados. Nossas crianças e adolescentes, porém, têm, além dos fatores característicos da vida moderna, mais um agravante: o tempo que passaram distantes da escola, nos dois anos de isolamento social.

Há uma forma simples de trazer diversão para as férias e, ao mesmo tempo, ajudar seu filho no desenvolvimento de habilidades de convívio social que terão alto impacto positivo no ano letivo: combinar com os pais de outras crianças e adolescentes momentos em que vocês façam algumas atividades juntos. O ideal é aproveitar para aproximar colegas que, até então, nem eram os melhores amigos da sala. Ter momentos divertidos e formar memórias juntos, sem relacionar os momentos com estudos ou aprendizagem formal, é uma oportunidade que não pode ser perdida. A opção de passarem uma tarde na casa de um deles é uma boa opção. E tem como melhorar ainda mais a relação, se os pais puderem também fazer algo que seja prazeroso enquanto os filhos estiverem juntos. E isso vale para filhos de todas as idades. O exemplo dos pais se relacionando de forma positiva e divertida com os pais dos colegas de classe faz toda a diferença nos laços que os filhos criarão entre si. E quanto mais forte for o elo de amizade que conseguirem desenvolver, mais fácil fica enfrentar os desafios de aprendizagem que virão ao longo do ano letivo de 2023.


O sentimento de estar em uma sala de aula com fortes laços de amizade e carinho pode ser o elemento capaz de gerar o combustível do qual seu filho precisa para se envolver com as atividades escolares e encontrar motivação para os estudos, sem estresse na escola ou em casa. A construção do ambiente que seu filho precisa encontrar na escola começa na tranquilidade dos momentos de férias, sem cobrança por resultados – as férias de verão compartilhadas com colegas de idade semelhante!



Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719

Informações sobre Atendimento Individual: 11.938051719


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda":

Clique aqui para comprar.


0 comentário

Comments


bottom of page