top of page
Buscar

Filhos reclamando de não ter nada para fazer nas férias: não precisa sentir culpa por isso, mãe/pai!

Uma das grandes preocupações dos pais ao longo das férias é como vão preencher o tempo dos filhos, garantindo diversão e atividades o tempo todo. Isso, porém, além de ser estressante para os adultos, é totalmente prejudicial, seja qual for a idade do filho. Nossas crianças e adolescentes já vivem em um mundo sobrecarregado de estímulos. Acabam não tendo oportunidade para explorar o mundo ao redor quanto e desenvolver o autoconhecimento.


Imaginação e criatividade, que deveriam fazer parte do dia a dia de uma infância e adolescência saudáveis, tornam-se cada vez mais raros, escondidos em algum lugar, lá embaixo da pilha de estímulos pré-fabricados. Tanto dentro de casa, como nas colônias de férias, os adultos pegando para si o desafio de tentar planejar cada minuto do tempo, encaixando atividades para todos os momentos do dia ao longo das férias. Um esforço enorme, desgastante e sem benefício para essa geração que tanto carece de momentos para fazer absolutamente nada. No retorno às aulas, as consequências começam a surgir com maior intensidade, embora as famílias não tenham consciência da relação entre as reclamações pela falta de iniciativa e preguiça de estudar e a falta de momentos de ócio na vida dos filhos. Que tal deixar que seu filho encontre o que fazer em alguns dias das férias? O ócio deveria fazer parte da vida de nossos filhos, assim como fez da nossa vida.

Pare por alguns minutos e pense nas brincadeiras que você inventou junto com seus vizinhos, primos ou irmãos durante suas férias escolares. Se um sorriso surgiu na sua face, está aí a prova de que seu filho lembrará para sempre dos momentos divertidos que ele criar agora, sem que nenhum adulto planeje o passo a passo de cada dia das férias. Em alguns dias, televisão e internet podem fazer parte da diversão. Em outros, sem alarde, derrube a Internet da sua casa e deixe o ambiente off-line o dia todo. Em nome do amor pelos seus filhos e da oportunidade que eles precisam para descobrir o quanto são capazes de ter iniciativa e criatividade, deixe alguns dias das férias sem absolutamente nada para vocês fazerem juntos!



Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719

Informações sobre Atendimento Individual: 11.938051719


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda":

Clique aqui para comprar.

0 comentário

Comentários


bottom of page