top of page
Buscar

“Fim das férias, acabou a brincadeira!”: por que nenhuma criança merece ouvir isso.



É normal que a rotina da casa seja toda adaptada para o retorno às aulas. É também saudável que os horários sejam ajustados para que os filhos passem a dormir mais cedo. É hora de construir uma nova rotina, que deve incluir um horário específico para lição de casa e estudos. Tudo isso precisa fazer parte de novos combinados em família.


Apesar da real necessidade de toda essa readaptação da rotina para um ano letivo mais leve e com bons resultados, muitas vezes nós, adultos responsáveis, acabamos por reforçar a ideia de que estudar é ruim. Quando vinculamos esses ajustes ao período de volta às aulas, por si só a nova rotina remete a um automático “que chato!” na cabeça de todos os envolvidos.

Qual a fórmula secreta então para que possamos ajudar nossos filhos a terem um ano letivo tranquilo, com muito aprendizado e resultado positivo em relação ao desenvolvimento pleno? O desafio existe exatamente porque não há uma receita simples, que possa ser aplicada de forma padronizada em todos os lares. Ainda assim, podemos encontrar o caminho, o qual vamos construindo e ajustando aos poucos, ao longo do ano, de acordo com características de cada família.

O equilíbrio é que faz diferença. Precisamos, antes de tudo, desaprender a ideia de “férias só para brincar” e período de aulas só para estudar e levar a vida a sério, sem aproveitar momentos de lazer, puro ócio e diversão.


Seu filho precisa sim ter momentos exclusivamente dedicados aos estudos, a partir do início do ano letivo. Porém, ele não deve deixar de lado o brincar, jogar e se divertir com os amigos e familiares. É fundamental que a criança/adolescente leia o material e livros indicados pela escola, mas precisa também continuar a ler por diversão, por prazer – ou para aprender a desenvolver essa relação com os livros.

Usar a escrita para se comunicar, para brincar, para fazer amigos é tão importante quanto usá-la na escola ou na hora da lição de casa.


Ainda assim, ao garantir que a escrita, a leitura e a prática do raciocínio lógico, incluindo números e formas estejam relacionados ao dia a dia em casa, a partir de jogos e conversas em família não chegamos ao suficiente para chamarmos de equilíbrio. O que falta então?

É preciso lembrar que brincar é fundamental. Brincar precisa fazer parte de cada dia na vida de uma criança.


O cérebro é uma máquina incrível, com possibilidades infinitas de conexões e novos aprendizados. Cabe a nós propiciar o ambiente que favoreça seu funcionamento no pleno potencial. E, para surpresa de muitos, recentes descobertas demonstram que os momentos de ócio ou de total desligamento das tarefas e conteúdos que estão sendo estudados têm um alto impacto na capacidade de aprendizagem e assimilação de novos conteúdos. Além disso, os momentos de fazer absolutamente nada ou relaxar ouvindo uma música representam o caminho para uma mente mais criativa.



Algumas dicas para ajudar seu filho a ter um ano letivo mais leve, com muito aprendizado, incluindo brincadeiras, diversão e momentos de relaxamento são:


  • Aproveitar melhor os finais de semana, intercalando tempo ao ar livre, momentos em família, brincadeiras no mundo real e acesso somente a conteúdo adequado à faixa etária, em tempo combinado de tela;

  • Visitar parques, sem levar os brinquedos prediletos da criança, oportunizando assim momentos para relaxar e descobrir novos desafios, enquanto enriquece a memória;

  • Fazer absolutamente nada juntos: pais e filhos. E se bater o tédio, ótimo: hora de inventar novas brincadeiras ou atividades em família.

  • Encontrar tempo livre durante a semana para, depois de cumpridas as responsabilidades compartilhadas, inventar uma nova diversão;

  • Introduzir aprendizagem na brincadeira: por exemplo, cada um escolhe algo para ensinar ao outro;

  • Ouvir música juntos, sem fazer nenhuma outra atividade simultaneamente;

  • Sair para uma caminhada, sem um motivo ou necessidade além do prazer em caminhar e conversar.


Que venha um excelente ano letivo. Quem sabe o primeiro de muitos em que vocês não consigam distinguir a fronteira do momento de aprendizado e da diversão!


Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


📝 Curso "Educar sem Pirar": Clique aqui para acessar.


📖 Livro "Guia para Família Parceira da Escola no Pós-Pandemia": Clique aqui para comprar


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar

0 comentário

Comentários


bottom of page