Código para adicionar no :
top of page
Buscar
Taís e Roberta Bento

“Fim das férias, acabou a brincadeira!” – Porque você não deve dizer isso ao seu filho.


É normal que a rotina da casa seja toda adaptada para o retorno às aulas. É também saudável que os horários sejam alterados para que os filhos passem a dormir mais cedo. Uma nova rotina que deve incluir um horário determinado específico para lição de casa e estudos precisa ser organizada em família.


Apesar da real necessidade de toda essa readaptação da rotina para um ano letivo de sucesso, muitas vezes nós, pais, acabamos por reforçar a ideia de que estudar é ruim. Quando vinculamos essas mudanças à volta às aulas, por si só a nova rotina remete a um automático “que chato! “ na cabeça de todos os envolvidos.


O estado em que o aluno se encontra quando vai estudar tem total inferência no aprendizado. Estudos mostram que no momento de estudo a relação é de 98% hormônios para 2% neurônios. Isso explica o porquê as emoções ajudam na assimilação de fatos e acontecimentos.


Qual a fórmula secreta então para que possamos ajudar nossos filhos a terem um ano letivo com mais aprendizado e menos estresse?


O equilíbrio é que faz diferença. Vamos parar de separar: férias só para brincar e tempo de ficar longe de livros e nem sequer pensar na palavra “aprender”. Aulas, só estudar e levar a vida a sério, sem aproveitar momentos de lazer, ócio, brincadeiras, diversão.


Seu filho precisa sim se dedicar aos estudos a partir do retorno às aulas. Porém, ele/a não deve deixar de lado o brincar, jogar, divertir-se com os amigos e familiares.

É fundamental que ele leia o material e livros indicados pela escola, mas precisa continuar a ler por diversão, por prazer – ou para aprender a desenvolver essa relação com os livros!


Usar a escrita para se comunicar, para brincar, para fazer amigos é tão importante quanto usá-la na escola ou na hora da tarefa. O desafio dos adultos responsáveis é que nossos filhos não farão essa adaptação sozinhos.


É preciso lembrar que o brincar é fundamental para as crianças. Que passar pouco tempo no vídeo game, depois da tarefa cumprida, do sono em dia, do exercício físico feito, pode sim ser saudável para os mais velhos.


O cérebro é uma máquina incrível, com possibilidades infinitas de conexões e novos aprendizados. Cabe a nós propiciar o ambiente que favoreça seu funcionamento no pleno potencial. E, para surpresa de muitos, recentes descobertas demonstram que os momentos de ócio ou de total desligamento das tarefas e conteúdos que estão sendo estudados têm um alto impacto na capacidade de aprendizagem e assimilação de novos conteúdos. Além disso, os momentos de fazer absolutamente nada ou relaxar ouvindo uma música representam o caminho para uma mente mais criativa.

O cérebro precisa intercalar estudo focado com momentos de lazer puro, para fazer conexões diferentes, ligar pontos de conhecimentos não relacionados, mas que formarão a base para as grandes ideias darão margem à criatividade


Algumas dicas para ajudar seu filho/a ter um ano letivo mais produtivo, incluindo brincadeiras, diversão e momentos de relaxamento são:

  • Aproveitar melhor os finais de semana, intercalando tempo de exposição à tela, no caso de filhos mais velhos, com outras atividades fora das telas;

  • Visitar parques, sem levar os brinquedos prediletos da criança. Só assim ela relaxa e procura novos desafios, faz descobertas, interage com outas crianças e enriquece a memória;

  • Fazer absolutamente nada juntos: pais e filhos. E se bater o tédio, ótimo: vejamos como vocês se saem quando entediados!;

  • Encontrar tempo livre durante a semana para, depois de cumpridas as obrigações, inventar uma nova diversão;

  • Introduzir aprendizagem na brincadeira. Por exemplo, cada um escolhe algo para ensinar ao outro;

  • Colocar a aprendizagem como foco de todos em nos momentos em família. Por exemplo, você pode comentar com seu filho sobre algo você aprendeu recentemente e pedir que ele conte algum novo conhecimento também;

  • Ouvir música juntos, sem fazer nenhuma outra atividade simultaneamente;

  • Sair para uma caminhada, sem um motivo ou necessidade, além do prazer em caminhar e conversar.

Que seja um excelente segundo semestre letivo. Quem sabe o primeiro de muitos em que vocês não consigam distinguir a fronteira do momento de aprendizado e da diversão!

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


📝 Curso "Educar sem Pirar": Clique aqui para acessar.


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar.




0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page