top of page
Buscar

Habilidade para lidar com frustrações: uma lição que a Copa ajuda a ensinar ao seu filho.


Ensinar seu filho a lidar com a frustração ajuda a mudar para melhor a relação com os estudos, impacta de forma positiva o desempenho escolar e deixa uma base sólida na qual ele vai se apoiar quando enfrentar desafios nos relacionamentos sociais. Todo o contexto da Copa do Mundo traz uma vastidão de oportunidades para ensinar sobre a capacidade de lidar com frustrações.


Não existe aprendizagem formal sem frustração. É exatamente na fase da alfabetização que a criança descobre que os pais não poderão fazer tudo por ela. Que nenhuma babá ou equipamento eletrônico poderá fazer as conexões cerebrais e o esforço físico necessários para que ela aprenda a ler e escrever. Eis a primeira pista do porquê as crianças começam a não gostar tanto da escola como antes, quando chegam nessa fase. Assim seguem os próximos anos da vida de estudante, na ilusão de que alguém possa livrá-los de um sentimento que pesa, mas ao qual, muitas vezes não conseguem dar nome e tampouco buscar alívio. O esforço necessário à aprendizagem não pode ser terceirizado. Toda ajuda é bem-vinda, mas a responsabilidade pela aprendizagem será sempre do aluno. Mais que isso, aprender a escrever e ler envolve tentar, não conseguir, comparar com a letra da professora ou do livro e perceber que não chega nem perto ainda. Ou seja, é um constante exercício de se frustrar, tentar de novo até conseguir. Os últimos dois anos trouxe mais alguns pontos que foram acrescentados à dificuldade em lidar com frustrações que nossas crianças já traziam com elas. A lacuna enorme nas habilidades de relacionamento social que o isolamento demandado pela pandemia deixou.


Isso tornou o ano letivo de 2022 um poço gigantesco de frustrações na convivência com os colegas. Reconhecer o sentimento de frustração, ser capaz de nomeá-lo e fazer as pazes com a impossibilidade de ganhar sempre, de ser o foco das atenções, de conseguir agradar a todos ou tirar sempre as melhores notas é um aprendizado que vai trazer alívio e uma força enorme para seu filho.


Mesmo que você não seja ligado/a em futebol, aproveite a Copa do Mundo para ensinar seu filho que há sempre um lado que perde. Perde um gol, perde a bola para o adversário, perde uma partida, perde a chance de passar para a próxima fase, perde o sonho de ser campeão. Ainda assim, cada jogador segue a vida, volta para casa para reencontrar a família, cheia de orgulho por ele ter representado o país em um momento tão marcante que o mundo vive: precisamos todos aprender que não é possível ganhar todas. E que voltar para casa e abraçar as pessoas a quem amamos tem um valor bem maior do que qualquer troféu pode representar. Ter novamente a experiência de assistir a uma Copa do Mundo junto de familiares e amigos, em um mesmo ambiente, até poucos meses atrás parecia um sonho impossível. É hora de focar em cada lição de superação que os momentos de frustração enfrentados com tanta dor e amor nos deixaram!


Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719

Informações sobre Atendimento Individual: 11.938051719


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda":

Clique aqui para comprar.

0 comentário

Comments


bottom of page