Buscar

Momentos de ócio durante as férias trazem benefícios para o aprendizado

A grande preocupação dos pais desde o começo das férias é como vão preencher o tempo dos filhos, garantindo diversão e atividades o tempo todo. Isso, porém, além de ser estressante, é totalmente prejudicial, seja qual for a idade do seu filho. Nossas crianças e adolescentes já vivem em um mundo sobrecarregado de estímulos. Acabam não tendo oportunidade para explorar – tanto o mundo ao seu redor quanto a si próprio. Imaginação e criatividade, que deveriam fazer parte do dia a dia de uma infância e adolescência saudáveis, tornam-se cada vez mais raros ou escondidos em algum lugar, lá embaixo da pilha de estímulos pré fabricados.

Pais e responsáveis por colônias de férias acabam errando também ao tentarem planejar cada minuto do tempo, encaixando atividades para todos os momentos do dia ao longo das férias. E, no retorno às aulas, retomam as reclamações pela falta de iniciativa e preguiça de estudar ou pensar que os filhos apresentam. Que tal deixar que seu filho encontre o que fazer em alguns dias das férias? O ócio deveria fazer parte da vida de nossos filhos, assim como fez da nossa vida. Pare por alguns minutos e pense nas brincadeiras que você inventou junto com seus primos ou irmãos durante suas férias escolares.

Se um sorriso surgiu na sua face, está aí a prova de que seu filho lembrará para sempre dos momentos divertidos que ele criou, sem que nenhum adulto planejasse o passo a passo de cada dia das suas férias. Em alguns dias, televisão e internet podem fazer parte da diversão. Em outros, sem alarde, derrube a Internet da sua casa e deixe o ambiente off-line o dia todo. Em nome do amor pelos seus filhos e da oportunidade que eles precisam para descobrir o quanto são capazes de ter iniciativa e criatividade, deixe alguns dias das férias sem absolutamente nada para vocês fazerem juntos!

Veja aqui mais 4 dicas do que não pode faltar nas férias escolares para um bom segundo semestre letivo. 


0 comentário

© 2014 SOSEducação. Todos os direitos reservados.