Buscar

Mudança de hábito: eis que o material escolar chega antes do presente de Natal!

Enquanto o comércio investe toda sua energia na venda de produtos e presentes de Natal, os pais surpreendem sinalizando uma possível mudança de hábito. Na tentativa de evitar corredores de papelaria superlotados e com o intuito de escapar do aumento de preços gerado pela velha lei da Oferta e da Demanda, muitos pais estão indo à compra do material escolar dos seus filhos. Pensando em termos de educação financeira, esse movimento é um ótimo exemplo para os filhos. Nada como sair do determinismo que o próprio brasileiro se impõe quando deixam para última hora compras que poderiam ser antecipadas. Por outro lado, se a compra de material escolar se tornar mais uma tarefa a estressar pais na reta final do ano, em que o acúmulo de trabalho se junta à ansiedade com os preparativos de Natal e chegada das férias escolares, é hora de repensar os prós e contras.

Precisamos desacelerar, ser o exemplo para nossos filhos de que é possível assumir o controle de nossa vida e manter o equilíbrio, mesmo em épocas corridas como o final de ano. Se, ao antecipar a compra do material escolar, sua vida se torna um caos ainda maior, todo aprendizado que essa economia poderia gerar para a família, vai por água abaixo. Fica ainda a chance de que nossos filhos relacionem o material escolar, em consequência a escola e o processo de aprendizagem formal, como geradores de estresse mesmo quando já estão de férias. O material escolar é um dos melhores recursos para criar uma expectativa positiva em relação ao novo período escolar que virá. Não podemos correr o risco de que a lista de material se torne um símbolo negativo que vai marcar o encerramento de um ano letivo. Seria então a única saída manter a correria do mês de janeiro, com papelarias lotadas exatamente nos dias mais quentes do ano?

Eis que a tecnologia mostra mais uma de suas facetas que podem ajudar a melhorar nossa vida, quando bem aproveitada! É possível comprar o material escolar do seu filho sem sair de casa, aproveitando o melhor dos dois mundos: antecipar a compra e manter a sensação positiva que o novo material escolar gera nos alunos. Muitos pais evitam a compra online pelo estresse de terem que fazer buscas intermináveis para cada item da lista de material. E para cada palavra inserida, lá vem tanta opção de preço e variedade de produto que acabam por desistir e partir para um só lugar onde possam comprar tudo e seguir para os próximos desafios de final de ano. Essa busca item a item em diferentes sites já é parte do passado, pais. Hoje existem aplicativos que, para nossa alegria, concentram todos os itens, inclusive a lista de material completa de grande parte das escolas no caso de grandes centros, como São Paulo, por exemplo. E, caso a escola do seu filho não tenha a lista cadastrada no site, é possível fazer isso, não importa a cidade onde você esteja. Que tal aproveitar esse benefício que a tecnologia tem a nos oferecer e curtir a doce sensação de aumentar o bem mais precioso que temos, porém mais escasso atualmente: o tempo! Entre os sites que analisamos, Eskolare se mostrou uma excelente opção, por concentrar não somente material escolar, mas serviços e diversos produtos relacionados à educação de nossos filhos. Para tornar essa experiência completa, não se esqueça de envolver seu filho nesse processo. Desde a compra do material até o recebimento quando a encomenda chegar, o processo é altamente enriquecedor em diversos aspectos, especialmente no desenvolvimento de habilidades como senso de responsabilidade e auto estima, as quais são fundamentais para um bom relacionamento com os estudos! Corre lá pegar seu laptop e marque como cumprida essa tarefa!


#materialescolar

0 comentário

© 2014 SOSEducação. Todos os direitos reservados.