No momento em que um pai/mãe vê o filho pela primeira vez, bate aquela sensação superpoder, de ser capaz de enfrentar o mundo para proteger aquele ser frágil, que a cada dia nos ensina mais e mais o real sentido da palavra “amor”. Na mesma proporção, passamos a entender melhor o verdadeiro significado do medo, dor, angústia. Aos poucos, nos descobrimos frágeis e incapazes: logo vem a cólica que assuta, a dor de ouvido que tortura, a febre que assombra.
Então nosso sentimento de culpa acaba se tornando uma mochila que, não importa o traje escolhido, está sempre em nossas costas. Pelos olhos de nossos filhos pequenos, parecemos fortes e invencíveis. Porém, lutamos diariamente com a fragilidade que nos encara nos olhos a todo momento: quando um filho não é aceito pelos colegas, quando é desprezado pelo pai, quando a mãe se vai, quando os vemos dormindo depois de termos perdido a paciência sem um motivo razoável. Se um branquinho surgindo na gengiva e alguns passinhos descoordenados nos enchem de alegria, um joelho machucado ou a mordida de um coleguinha da escola nos transformam em feras feridas e irracionais. E assim seguimos em constante altos e baixos, risos e lágrimas, ataques de amor e de raiva, como em uma roda gigante que não para, mesmo enquanto dormimos. Mas não somos somente pais. Continuamos seres humanos, homens, mulheres, trabalhadores, apaixonados, abandonados, pais e filhos ao mesmo tempo.
Sobrevivemos a esse caos e ainda assim educamos filhos para, de repente, abrirem suas asas e voarem. Não existe o cenário perfeito. Precisamos aprender a aceitar os altos e baixos que fazem parte do dia a dia e das emoções que enfrentamos em cada fase da vida. A culpa, o remorso, o desejo imenso de acertar não vão passar. Não importa quanto nossos filhos cresçam, os desafios continuarão a trazer uma mistura de sentimentos com os quais precisamos simplesmente aprender a conviver. E aproveitar cada fase, tendo tempo dedicado de corpo e alma presentes com nossos filhos, é a única certeza de que não teremos arrependimentos no futuro!
Clique aqui para acessar.
Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719
📝 Curso "Educar sem Pirar": Clique aqui para acessar.
📖 Livro "Guia para Família Parceira da Escola no Pós-Pandemia": Clique aqui para comprar
📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar
Comments