Buscar

O desafio da sobreposição do papel de filho e aluno

Se está difícil para você trabalhar com seu filho por perto, imagina o que seu filho diria sobre a pressão que está sentindo ao ter que exercer simultaneamente o papel de filho e aluno, em um contexto tão desafiador!

É difícil lidar com a incerteza do que vai acontecer em relação ao ano letivo. Mas é preciso respirar fundo. A escola cuida disso para que você possa manter seu papel insubstituível de responsável: o suporte, o apoio, o estímulo, o porto seguro. Não gaste sua energia analisando o que outras escolas estão fazendo. Lembre-se de que esta é a escola que você confiou para fazer parte da educação que você sonha para seu filho. Sem sua confiança na escola, seu filho vai duvidar da própria capacidade de lidar com essa retomada dos estudos. O conteúdo sem os colegas, sem o calor humano das pessoas com quem ele está acostumado a conviver na escola e com a interferência da Internet que oscila a todo momento tem um sabor diferente. Ou melhor, perde o sabor.

Torna-se abstrato e de difícil “digestão”, mesmo que o professor tenha caprichado na preparação daquela aula. A capacidade de adaptação do seu filho depende muito da sua relação com a escola. Se acumular papeis é difícil e cansativo, mesmo para nós adultos, para nossos filhos é extenuante. E um cérebro em situação de estresse contínuo tem sua capacidade de aprendizado altamente prejudicada. Ser a criança ou adolescente que você já está acostumado a ver em casa é um papel que seu filho exerce de forma natural. Ser o aluno que você espera ansiosamente para ver atuando é outra coisa. Se sua ansiedade se transformar em pressão para esse aluno que agora vive aí dentro, o aprendizado será prejudicado. Só há um caminho para que seu filho saia desse momento sem cicatrizes na relação com a escola: pais e professores unidos.

Perceber que você e a professora estão unidos tira o peso de ter que assumir dois papeis simultaneamente: o de filho e de aluno. O respeito ao momento que cada um está enfrentando é a melhor lição que seu filho pode aprender agora.    

Nesse vídeo abaixo falamos um pouco mais sobre essa desafiadora sobreposição de papéis:


Para atendimento individual, curso on-line, livros, contratação de lives/ palestra on-line acesse:www.sosnosestudos.com.brou WhatsApp: 11.938051719#aulasonline #aulasremotas #quarentena #educacao #filhos #alunos #ead #maternidade #parentalidade #educaçãodomiciliar #homeschooling #estudos Publicado por SOS Educação em Quarta-feira, 3 de junho de 2020

Clique na Imagem para obter o cronograma gratuito para rotina em família

Acompanhe nossas postagens pelo @soseducacao no Facebook e Instagram.

Conheça o SOS Gestor Escolar aqui.

0 comentário

© 2014 SOSEducação. Todos os direitos reservados.