top of page
Buscar

O desafio das festas de final de ano: deixar de fora as polêmicas do grupo de WhatsApp da família

Se você já está sonhando com um botão que pudesse apertar para pular a ceia de Natal, o almoço de Ano Novo e todos os churrascos entre essas duas datas para evitar os assuntos que vão gerar estresse, é hora de agir. Ao invés de se preparar para o pior, o melhor é assumir a postura de não aceitar as discussões e provocações. Você pode avisar as pessoas quando fizer o convite, ou assim que chegarem para a festa, que os assuntos polêmicos não serão permitidos. Caso aquele tio do pavê comece a falar sobre suas convicções políticas, é hora de fazer um brinde e comemorar a vida. Ou simplesmente de lembrar às pessoas que podem ir até a porta, onde você deixou previamente afixada a lista de assuntos que devem ficar do lado de fora da festa. Uma ideia para evitar os assuntos polêmicos, de forma leve e com maior envolvimento dos convidados é espalhar pela casa plaquinhas, do tipo que usamos para tirar fotos em festas, com o dizer: “ops, este assunto não foi convidado para a festa”. E deixe que os convidados se divirtam, eles mesmos lembrando uns aos outros que vieram em missão de paz. Deixe de lado aquela mágoa e permita-se alguns momentos de sorrisos e diversão junto das pessoas com as quais seus filhos vão aprender sobre tolerância, paciência, amor em família. E toda vez que o assunto ficar um pouco mais pesado, é hora de respirar fundo e pensar em coisas boas. A energia para isso você vai precisar armazenar em momentos mais leves, só entre vocês, pais e filhos juntos.


Reserve tempo só para vocês, pais e filhos, entre uma festa e outra.


Se parece que o ano passou rápido demais, imagina a semana que antecede as festas de final de ano e, especialmente, os quatro dias de comemoração: a véspera e o dia de Natal e Ano Novo.

E naquela correria entre idas e vindas, crianças ansiosas, parentes e amigos que chegam e saem a todo momento, ficamos todos esgotados. Geralmente o cansaço acaba eclodindo com as pessoas mais próximas. Eis que passamos esses dias, que gostaríamos tanto que fossem especiais, brigando ou pouco conversando com quem mais importa. Que tal se comprometer a tirar algum tempo só para vocês. Se tem convidados que vieram de longe para ficar por alguns dias, significa que são pessoas já com as quais você tem intimidade. Nada de errado em deixar que fiquem à vontade na sua casa e dizer que vocês vão sair para curtir um momento que você se prometeu ter entre vocês. Pode ser o tempo de tomar um sorvete ou um jantar tranquilo. Pode ser um passeio a pé perto da sua casa. Uma missa ou culto da sua religião. Um cinema. Não importa onde vocês vão, mas tirem um tempo só para vocês. Ouça seu filho. Esqueça da hora e do celular. Esqueça da correria de final de ano. Esqueça que vai ter estresse daqui a pouco, se as visitas forem ficar por muito tempo. Esqueça que ainda tem um longo período de férias escolares pela frente. E foque em vocês. Essa é sua família, seu bem mais precioso. Nada mais justo do que dar a ela o que temos de mais escasso nos dias atuais: tempo. Enquanto curtem juntos esse tempo, aproveite para contar as bênçãos deste ano. Se você tem filho já alfabetizado, diga que ele foi escolhido para registrar a lista de bênçãos que vocês guardarão com carinho. Foram meses bastante desafiadores. Retomar as aulas presenciais, poder voltar a abraçar. Enxergar novamente os sorrisos das pessoas ao redor.


Conte as bênçãos e lembre-se de que vocês e sua família escreveram juntos uma história de superação que seus filhos levarão para toda a vida. É preciso arrumar tempo para conversar com os filhos sobre isso e agradecer. É assim que você faz o mundo ao seu redor mais leve. E assim ensina seu filho o que significa ser feliz!



Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719

Informações sobre Atendimento Individual: 11.938051719


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda":

Clique aqui para comprar.

0 comentário

Comments


bottom of page