Buscar

O tempo que você passa longe de seu filho não conta!

O recurso tempo pode ser considerado a “pegadinha” do século. Cada vez mais alternativas são pensadas para economizar nosso tempo: já não precisamos mais ir fisicamente até certos lugares como banco, supermercados, reuniões: conseguimos resolver tudo com alguns cliques. Afazeres que antes eram demorados e desgastantes se tornaram simples e rápidos de serem resolvidos. A grande pegadinha é que quanto mais aderimos a esses recursos que nos ajudam a economizar tempo, menos tempo sobra! E quanto menos tempo temos, mais culpa acumulamos.


Conseguir passar tempo com os filhos deveria ser cada vez mais fácil, mas não é o que acontece na prática. A realidade é que, ao ter tantos recursos e facilidades, acabamos por preencher nosso tempo “livre” com mais trabalho ou com pegadinhas do mundo digital. Quem nunca perdeu a noção do tempo navegando pelas redes sociais, assistindo a vídeos curtinhos, tentando passar de fase em um jogo ou se deixando levar por qualquer outra tentação do mundo digital?.

A nossa proposta de hoje é que você troque o sofrimento e a culpa pelo tempo que passa longe dos seus filhos pelo foco no tempo em que você passa junto dele. Simples, porém não tão fácil de fazer sozinho. Vamos às dicas práticas então: 

1. Use o tempo que tem dentro do carro para conversar com seus filhos. Não deixe que o telefone ou qualquer equipamento eletrônico roube de vocês esse precioso tempo juntos.   

2. O momento das refeições é precioso demais e deve ser aproveitado também!!! Ao menos uma refeição por dia, junto com seu filho. 100% focado nele, sem celular, televisão e e-mails no meio dessa interação. 

3. Aproveitem o final de semana para assistirem uma série ou filme juntos. Deixe que seu filho escolha o que vão assistir. É uma ótima oportunidade para se aproximar e entender do que ele gosta, que assuntos o impactam e falar sobre eles.

  4.  Faça, junto com a família ou com os filhos passeios a parques ou locais em que possam estar em contato com a natureza. Momentos de ócio junto dos filhos são preciosos e você sentirá, tanto quanto eles, os benefícios em todos os aspectos de sua vida. 

Mudanças simples na rotina trarão alto impacto nos relacionamentos dentro de casa e nos estudos. Ao poder relacionar que os momentos de interação com você não são somente de cobrança, seu filho vai passar a dar mais valor no que você fala e a interagir de forma mais natural quando você conversa com ele. Você, responsável, sem culpa e peso na consciência também sentirá que está mais leve e conseguirá inclusive melhor desempenho no trabalho. 

Que tal começar hoje mesmo a fazer as pequenas mundanas que trarão alto impacto na vida da família?

0 comentário

© 2014 SOSEducação. Todos os direitos reservados.