top of page
Buscar

Suas posturas e falas estão aproximando ou afastando seu filho/a da Professora e da Escola?

Na maior parte das famílias, a professora é a primeira ou a única pessoa com quem os pais dividem a responsabilidade pela educação dos filhos. Nas últimas décadas houve uma grande mudança na estrutura familiar. A mulher cada vez mais conquista espaço no mercado, há maior número de mães que criam sozinhas suas crianças, as famílias optam por número menor de filhos. Algumas das consequências dessa vida moderna acelerada são o sentimento de culpa mais aflorado nos pais e a falta de tempo ou disposição para assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de habilidades que eram um pressuposto quando crianças entravam na escola no passado. Assim, lá vão os pais olhar para o professor com certa desconfiança desde o início da vida escolar dos filhos. Ao invés de olhar a escola como uma oportunidade única de amadurecimento para as crianças e adolescentes, os responsáveis se perdem ao tentar garantir que a escola replique a rotina que a criança tem em casa. Talvez sabendo, em algum nível do inconsciente, que não preparam o filho para o convívio social, temem que ele sofra no papel de aluno. Pensem, pais, pelo bem de seus filhos no tamanho da incoerência: você leva seu filho para a escola para que ele aprenda e amadureça. Ao mesmo tempo, ficam entre dois extremos.

Ou querem controlar cada minuto e cada passo do filho enquanto aluno, ou lavam as mãos, como se a escola fosse capaz de educar sozinha esse filho que é reflexo da vida que leva em família.

Nosso desafio é encontrar o meio termo, o ponto de equilíbrio, a tão sonhada parceria entre pais e professores. E se está difícil para os pais, que tal aproveitarmos o mês em que comemoramos o dia do professor para refletir sobre atitudes que, muitas vezes cheias de boa intenção, acabam por minar a confiança do seu filho nessa pessoa que deveria ser vista como o parceiro perfeito da família? Preste atenção à forma como você reage aos comentários que seu filho faz sobre a aula, os colegas e, em especial, à professora. Se tiver alguma suspeita de que as coisas não andam como deveriam ser em sala de aula, a Coordenação é o espaço para falar sobre isso. Jamais o Grupo de Whatsapp da turma ou seu próprio filho. Pequenas mudanças na sua postura vão gerar um grande impacto na sua parceria com a escola e no desenvolvimento do seu filho!


Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


📝 Curso "Educar sem Pirar": Clique aqui para acessar.


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar.

0 comentário

Comments


bottom of page