Foi-se o tempo em que, durante as férias escolares, o grande barato era passar o dia andando de bicicleta com os amigos. Por diversos motivos, nossos filhos passam mais tempo fechados dentro de casa nas férias do que no período de aulas. O videogame e a televisão passaram a ser companheiros dessa jornada mais solitária. Acalme seu coração: há muitos pontos positivos. Os prejuízos só existem nos casos de excesso de tempo, ou falta de habilidade para priorizar atividades e colocar, assim, os jogos no tempo e momento adequados.
Férias e videogame formam uma excelente parceria! Alguns dos benefícios que o videogame pode trazer para o desenvolvimento cognitivo do seu filho são: melhora da coordenação motora, desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas, melhora da memória, maior capacidade de foco e concentração. Além disso, muitos jogos ajudam também na aprendizagem de história e geografia. E, prepare-se para se surpreender: o videogame também pode ajudar a evitar que seu filho faça bullying com outras crianças ou jovens. Muitas pesquisas mostram que assumir diferentes papéis nos jogos ajuda a desenvolver a empatia.
Sobre a TV, a boa notícia é que ela também pode ser uma aliada, quando usada sem excesso. O alerta que fica é: assim como na relação com alimentação e higiene, sem a participação ativa dos pais, as crianças e adolescentes dificilmente criarão hábitos saudáveis na relação com estes recursos da tecnologia.
Pesquisas recentes revelam que desenhos e programas que propõem algum tipo de interação por parte da criança favorecem a aprendizagem do conteúdo apresentado. A capacidade de transferir para a realidade o que aprendeu naquele capítulo depende da familiaridade que a criança tem com o programa. Isso significa que aproveitar as férias para conhecer as opções de programação que oferecem conteúdo educativo de forma mais interativa pode beneficiar a criança.
No caso de filhos mais velhos, o que faz diferença é a conversa sobre o que assistiram. Um filme, documentário, desenho ou série pode ser a porta de abertura para o que se passa na mente e no coração de seu filho. A dificuldade em abordar um assunto que ainda é tabu para o jovem pode ser superada quando o foco da conversa são personagens de um filme ou série. Um bate-papo com seu filho sobre as impressões de um filme pode ser revelador para os pais. Essa pode ser a chave que abre o canal de comunicação entre vocês e reforça os laços de família. Comentar sobre o conteúdo que assistiram, aprofundando a discussão para temas que envolvem questão de ética e valores, de acordo com a idade, pode aproximar você e seu filho. Isso ajuda também a torná-lo mais seguro e consciente de que os pais também têm dúvidas e medos.
O que pode transformar tanto o videogame, quanto a TV, em vilões? Excesso e falta! Excesso de tempo jogando, falta de equilíbrio na rotina com outras atividades ao ar livre, envolvendo movimento e encontros com amigos no mundo real. Ou seja, as tecnologias nunca são as culpadas. A falta de moderação e disciplina é que prejudicam.
E sim, TV, videogame e férias combinam, desde que entre eles estejam as palavras equilíbrio e família!
Clique aqui para acessar.
Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719
Informações sobre Atendimento Individual: 11.938051719
📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda":
Clique aqui para comprar.
Комментарии