Um problema enfrentado pelas escolas é o grande número de alunos, de diferentes faixas etárias, que constantemente chega atrasado para as aulas. Professores e alunos que chegaram no horário sofrem um impacto negativo dessa prática. Contudo, o prejuízo para alunos que chegam atrasados é ainda maior. Não, seu filho não perde só aqueles 10 minutinhos iniciais. Ele perde a interação livre e os momentos do papo gostoso que rola antes, ou logo no início, da aula.
Ele perde o aquecimento que um bom professor faz antes de introduzir a primeira atividade ou conteúdo. Sentindo-se perdido, já começa a aula desistindo de prestar atenção ou de participar.
Então a escola parece chata. O tempo da aula não passa. Frustra demais. Infelizmente não é só isso. O aluno que se atrasa com frequência assimila que se atrasar é normal. E assim, vai crescer achando que o mundo tem que esperar por ele, ou que é incapaz de cumprir horários e regras. E por que muitos pais não acham que se atrasar para a aula é um problema? Muitos perpetuam o atraso para não pressionar os filhos, “afinal, terão tanto tempo para cumprir horário quando adultos”. Tentam deixar que durmam um pouquinho a mais, “afinal, foram dormir tarde”. Ou com pena de criar a rotina adequada no período que antecede a saída para a escola, perdem-se na correria todos os dias. O grande vilão: culpa. A velha sensação de culpa que paralisa quando mais precisamos educar para a vida. A culpa que gera uma consequência totalmente inversa à intenção inicial. Que tal a partir de amanhã acordar seu filho sem olhar para seus próprios dilemas de pai/mãe? Ao trocar a culpa pela disciplina e determinação de que seu filho precisa para se relacionar de forma saudável com os desafios da aprendizagem todos ganham: a escola, a família, o aluno!
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