top of page
Buscar

Um antídoto poderoso contra os prejuízos que o excesso de tempo nas telas gera para nossos filhos.

Atualizado: 11 de jul.



As crianças não estão mais ansiosas, impacientes, com baixa motivação para os estudos, dificuldade nos relacionamentos sociais e sem interesse por diversão, aventuras e brincadeiras fora das telas. As crianças e adolescentes estão com escassez de oportunidades para descobrir o quanto têm de energia e potencial gritando dentro de suas mentes e corpos, sem espaço para colocar tudo isso para fora. 


Existe um remédio capaz de produzir efeitos duradouros, trazendo benefícios que poderão ser percebidos pelos adultos responsáveis, pais e professores, em casa e na escola, nos relacionamentos sociais, no processo de aprendizagem formal e na autoestima de uma criança ou adolescente. Essa poção mágica pode ser encontrada em diversos tamanhos, formatos, configurações. Pode ter como pressuposto um investimento financeiro por parte da família, ou pode também ser desfrutada a custo zero, ou melhor: você já paga por ela todos os anos, quando cumpre suas obrigações com todos os impostos que fazem parte da nossa nada mole vida.


Passar um dia ao ar livre com seu filho, sem interferência de telas ou brinquedos eletrônicos, simplesmente aproveitando tudo o que a natureza tem para oferecer, mais as possibilidades que as interações com esse espaço e as pessoas ali presentes geram tem valor inestimável: um presente que damos a nós mesmos, adultos, e a nossos filhos. 

Não tem nada mais lindo e emocionante do que ver uma criança que achava que “não consegue se divertir” sem ter alguma tela diante dos seus olhos chegar ao final do dia e tomar banho cantando, ir para a cama relembrando as aventuras e cada superação que teve ao longo do dia e dormir tranquilamente até a manhã seguinte. Mais que isso, acordar calma, serena, compartilhando espaço, oferecendo ajuda para arrumar a cama. E partindo feliz para mais um dia em que ela se descobre a criança que de fato sempre esteve ali dentro, presa nos toques infinitos em telas que se tornam prisão.


Depois de um dia ao ar livre, sem ter os pais ou adultos controlando cada passo da criança, mas aproveitando o tempo para estimular novas descobertas, as crianças voltam para casa cheias de novas habilidades: autonomia, tomada de decisão, flexibilidade, empatia, paciência, foco, concentração e aquele nível de autoestima que muda para sempre as escolhas que farão. Se parece utopia, talvez seja esse momento de você dar a si mesmo/a essa missão: tentar quantas vezes forem necessárias, até que você e seu filho consigam curtir alguns momentos ao ar livre, sem telas, até que vocês possam também colher os benefícios dessa aventura. Um bom começo pode ser fazer a proposta de conhecer e explorar, em família, as praças e parques da sua cidade. E das cidades mais próximas. Convidar outra família com filhos em idade próxima dos seus pode trazer uma dose extra de benefícios para as crianças.


Caso você tenha possibilidade do investimento financeiro que um período maior de convívio com a natureza demanda, passar um final de semana em um acampamento, hotel fazenda, ou em uma pousada no campo tem maior efeito na formação de memórias e fortalecimento do vínculo com seu filho do que uma viagem internacional com overdose de estímulos e muitos perrengues. Pense nisso quando for programar algum passeio para as férias que se aproximam: nossas crianças estão precisando de nossa ajuda para reencontrar a si próprias. E nossa vida de abundância está gerando o efeito contrário ao que sonhávamos para nossos filhos: a infância está se perdendo em meio a tantos cliques, ansiedade, falta de paciência e incapacidade de admirar os pequenos detalhes que geram grandes descobertas vão, aos poucos, adoecendo, entristecendo, desanimando, destruindo a capacidade da admiração e encanto.

O antídoto para tudo isso está logo ali. Só nos resta decidir que vamos usar toda a energia que for necessária para ensinar a nossos filhos que há vida fora das telas.

Conheça a plataforma SOS Família-Escola. Clique Aqui.


Conteúdos novos todos os dias no nosso Instagram e Facebook.

Clique aqui para acessar.


Saiba mais sobre nossas Palestras: 11.938051719


📖 Livro "Guia para Família Parceira da Escola no Pós-Pandemia": Clique aqui para comprar


📖 Livro "Socorro, meu filho não estuda": Clique aqui para comprar 


0 comentário

Comments


bottom of page